“Movimento CTS: estudo, pesquisas e reflexões”. Esse é o título do livro, organizado pelo professor e pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Paulo Marcelo Teixeira. A obra foi publicada neste mês de julho e apresenta uma coletânea de textos sobre pesquisas desenvolvidas dentro do Programa.
O Movimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma iniciativa mundial de estudos e pesquisas dentro das áreas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, englobando temáticas relacionadas à Educação Científica. Assim, a Educação CTS desenvolve ideias e alternativas curriculares para melhorar o ensino de Ciências. O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica possui o Grupo de Pesquisa que trabalha dentro dessa linha de investigação desde 2011.
O livro foi construído coletivamente e conta com dez capítulos com textos de alunos da Universidade e de professores convidados de outros programas de mestrado e doutorado na área de Educação em Ciências. O objetivo da obra é difundir o Movimento CTS no ensino de ciências, por meio das pesquisas, estudos e reflexões desenvolvidas pelos membros do Grupo de Pesquisa. Além dos resultados das pesquisas, o livro apresenta análises sobre a viabilidade da implantação da Educação CTS nos contextos da educação básica e dos cursos de formação de professores na área de Ciências da Natureza.
O livro “Movimento CTS: estudo, pesquisas e reflexões” está disponível em formato impresso ou digital no site da Editora CRV.