O mês de março simboliza a luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária e segura. Alinhada a essa causa, no dia 14 de março, a professora Márcia Lemos, coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas da Uesb (Lemarx), recebeu o Diploma Loreta Valadares. A premiação é entregue pela Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e leva o nome de Loreta Valadares, professora e ativista política que lutou contra a Ditadura Militar.
Para a professora Márcia Lemos, o diploma representa o reconhecimento do impacto do trabalho desenvolvido no Lemarx. “A sensação é de que uma parte da nossa missão tem sido cumprida. Não se trata apenas de divulgar conhecimento por meio de publicações em revistas, eventos especializados e palestras, mas, especialmente, de sentir que conseguimos atingir a comunidade do sudoeste da Bahia”, avaliou.
Márcia também ressaltou que o trabalho do Laboratório reflete as demandas sociais locais e destacou como seus pesquisadores têm respondido às necessidades da comunidade. “Reconhecer um trabalho de pesquisa, extensão e diálogo com a comunidade, por meio do Diploma Loreta Valadares, é também reconhecer a importância dessa pesquisa, do conhecimento produzido na Universidade”, observou.
A professora Márcia Lemos coordena o Lemarx na Uesb
O Lemarx desenvolve iniciativas com foco em epistemologia feminista contemporânea, relações de gênero, sexualidade e o trabalho do cuidado. A pesquisadora enfatizou, ainda, que o trabalho desenvolvido pelos laboratórios de Ciências Sociais da Uesb envolve equipes compostas por diversos profissionais e alunos, com projetos que causam grande impacto na região.
Para a docente, premiações como essa trazem uma visibilidade adicional a ações construídas cotidianamente por muitas mãos. “O que é realmente importante para nossa Universidade não é o individual, mas o que conseguimos produzir de forma coletiva”, celebrou.