Numa ação proativa e colaborativa frente à pandemia da Covid-19 que se espalha pelo Brasil, um grupo de professores dos departamentos de Saúde 1 e 2, campus de Jequié, elaborou um documento com várias recomendações para o enfrentamento ao novo coronavírus. A iniciativa é direcionada para ações desenvolvidas na rede de Atenção Primária em Saúde (APS) nos municípios.
O documento “Recomendações para o enfrentamento à Covid 19 na Atenção Primária à Saúde” foi construído junto a profissionais de saúde do Núcleo Regional de Saúde Sul – Região de Saúde Jequié e do Programa Mais Médicos. “Percebemos que logo no início da pandemia as respostas dos sistemas de saúde se concentraram nas medidas de isolamento social e na ampliação e estruturação da rede hospitalar para assistência às pessoas que contraíram a doença. Então, a partir do conhecimento de outras experiências potencialmente exitosas em diversas cidades no Brasil e no mundo, percebemos a necessidade de uma atuação mais proativa da Atenção Primária à Saúde nesse enfrentamento”, explica o professor Luciano Nery Ferreira, do Departamento de Saúde 1.
A equipe de sete profissionais trabalhou remotamente de maneira colaborativa. Agora, o documento é disponibilizado em 25 páginas, subdividido em eixo 1: Proteção e segurança dos trabalhadores e usuários da APS/SUS; eixo 2: Vigilância e monitoramento na APS; e eixo 3: Educação em saúde e prevenção.
As recomendações trazidas abrangem os 26 municípios do Território de Identidade do Médio Rio das Contas que estão sob responsabilidade do Núcleo. No entanto, a abrangência pode ser extrapolada, dado que se trata de recomendações para a Atenção Primária em Saúde, que potencialmente podem ser adotadas integral ou parcialmente em qualquer município no Brasil.
De acordo com o professor Luciano, a Uesb tem um papel social importante de cuidado com a população nas regiões em que está inserida. Para ele, “isso inclui também contribuir com conhecimento científico e técnico em ocasiões como esta, de pandemia, junto aos demais órgãos de saúde, agregando parcerias”, destacou.