“Defender de forma enfática a educação”. Para Sérgio Fernandes, professor do Departamento de Tecnologia Rural e Animal, esse é um dos desafios a serem enfrentados pelos docentes, nesse período de remodelagem das estruturas educacionais. O professor Sérgio faz parte dos 868 inscritos no “Curso de formação docente em tecnologias digitais”, que está sendo oferecido aos professores da Uesb, com a proposta de se pensar sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação na retomada das atividades pedagógicas de Ensino.
Para o docente, entre as reflexões necessárias está a da constatação da não inclusão digital de parcela significativa da sociedade. “Esta constatação nos chama à luta, à defesa e construção de um país solidário”, defende. Nesse cenário, a educação se destaca como ferramenta primordial. “Vejo, no momento difícil em que estamos passando, uma oportunidade de mudarmos nossas práticas pedagógicas, buscando mudanças no cuidado como nossos estudantes, indicando a prática da autonomia pedagógica como a mola propulsora das mudanças sociais obtidas exclusivamente pela educação”, pondera o professor Sérgio.
Foi com base em discussões como essas que a atividade formativa foi estruturada. “Buscamos a construção do desenho didático do curso a partir de alguns fundamentos da educação on-line: autoria, interatividade, colaboração e em rede”, explica Socorro Cabral, professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras e uma das coordenadoras do curso. “Queremos, além da aprendizagem prática, que os docentes discutam os fundamentos teóricos e epistemológicos da Educação on-line, que é um fenômeno da Cibercultura”, complementa.
Estrutura do curso – Guiando os professores da Uesb em atividades teóricas e práticas, estão 25 docentes formadores, doutores e mestres que estudam e pesquisam educação on-line. Além disso, 100 estudantes bolsistas de monitoria foram selecionados e participaraão de uma formação para oferecer apoio tecnológico aos professores.
De acordo com a coordenadora, a plataforma utilizada é a Google Classroom, que faz parte do pacote de aplicativos G Suíte. A professora Socorro, que também participa de uma comunidade prática do curso, lembra que o principal desafio das turmas tem sido compreender a lógica não linear do digital. “O contexto digital potencializa a convergência de mídias em que podemos trabalhar diferentes linguagens de forma integrada”, avalia.
Com quatro módulos divididos por semana, o curso conta com 80 horas de carga horária. Ao finalizar as atividades, os instrutores irão acompanhar os docentes, por mais 30 dias, oferecendo suporte a suas dúvidas.
Entendendo as tecnologias digitais como importantes estratégias para a configuração de uma educação on-line de qualidade, o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, enfatiza que a aprendizagem pode ocorrer em rede, pois é colaborativa e não isolada. “A gente montou toda uma estrutura de formação, de acompanhamento, para que os nossos professores possam, de uma forma qualitativa, ofertar o melhor do seu conhecimento, dos conteúdos das suas disciplinas, aos alunos”, sublinha o docente.
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