Com significativa contribuição no desenvolvimento científico na área da Química, os professores Valfredo Azevedo Lemos, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), campus de Jequié, e Fabiany Cruz, vinculada ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), campus de Itapetinga, foram homenageados com o Certificado de Reconhecimento pelo Conselho Regional de Química (CRQ), da 7ª Região. A homenagem ocorreu durante a cerimônia comemorativa aos 50 anos do órgão de classe, realizada em setembro, no campus da Uesb, em Vitória da Conquista.
A premiação teve como objetivo reconhecer os profissionais da região Sudoeste da Bahia que têm contribuído para o avanço do conhecimento científico, assim como para a valorização da profissão e dos profissionais da área da Química. “Eu fui homenageada com esse reconhecimento, tendo em vista que temos, há algum tempo, procurado valorizar o perfil profissional; temos feito esse trabalho de aproximação com a comunidade para mostrar o papel do profissional da Química, e também com os alunos para mostrar o valor da sua profissão”, comenta Fabiany.
Além do mais, a professora destaca que as ações relevantes executadas pela Universidade no sudoeste baiano durante a pandemia de Covid-19 também colaboraram para o reconhecimento da entidade. “Com a questão da pandemia, nós realizamos, aqui no campus de Itapetinga, a produção de álcool. Para isso, fizemos parceria com um produtor de cachaça, do município de Itarantim, e com o CRQ. Na ocasião, tínhamos uma demanda de álcool. Assim, tendo um curso de química na região, percebemos que poderíamos contribuir com a comunidade”, destaca Fabiany.
Para o professor Valfredo, o reconhecimento por parte do Conselho é resultado do dedicado trabalho do grupo da área de Química da Uesb nos três campi, composto por professores, pesquisadores, estudantes e técnicos. “Este grupo desempenha um papel significativo em atividades de graduação, pós-graduação e pesquisa, destacando-se em diversos aspectos. A contínua dedicação da área de Química tem desempenhado um papel crucial na consolidação da reputação e credibilidade da nossa instituição tanto em âmbito nacional quanto internacional”, completa Valfredo.
O Conselho Regional de Química da 7ª Região (CRQ VII-BA) é o órgão responsável por fiscalizar a atuação dos profissionais e empresas da área da Química no estado da Bahia.