Para quem tem uma ideia, porém não tem recurso financeiro para colocá-la em prática, agora, com o Programa Centelha Bahia, essa possibilidade será viável. Isso porque o Programa, que conta com a parceria da Uesb, prevê um aporte financeiro para empreendimentos inovadores no estado. Durante o Workshop Centelha Bahia, realizado nesta quinta, 16, no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), informações sobre o edital (que ainda será lançado), quem poderá participar e como o aporte será concedido, puderam ser difundidas durante o evento.
De acordo com o coordenador técnico do setor de competitividade empresarial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Alzir Antonio Mahl, a proposta da agência é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador no interior do estado, de forma contínua. Ainda segundo Mahl, a ideia é rebater as consequências diretas que o atual contexto da economia nacional e estadual afeta na empregabilidade das pessoas.
“O empreendedorismo inovador vem com uma proposta para quem tem ideias e deseja sair da situação de desempregado que se encontra ou está insatisfeito com o que faz. Então, com o aporte, tem condições de implementar uma ideia ou projeto”, pontuou Mahl.
Para a coordenadora de Pesquisa e Inovação da Uesb, Elizane Teles, é uma parceria relevante para a Universidade, visto que a Instituição já está em processo de estruturação da sua gestão tecnológica. “É uma oportunidade muito boa essa parceria, pois nesse atual momento angariar recursos para financiar ideias inovadoras é algo essencial, principalmente para os pesquisadores obterem recursos para financiarem sua ideia”, comentou Teles.
Poderão participar do edital, dentre outros critérios estabelecidos, pessoas físicas, que ainda não constituíram a empresa, ou pessoa jurídica, cujo empreendimento tenha até um ano de implantação.