Com o objetivo de compartilhar com o público os trabalhos de audiovisual desenvolvidos pelos estudantes do curso de Jornalismo, campus de Vitória da Conquista, a TV Uesb estreou o programa CineLab em sua programação. Apresentada pela jornalista Jaqueline Silva e em formato de sessão de filmes, a atração reúne audiovisuais selecionados pelo Colegiado do curso de Jornalismo e pelo professor Rubens Sampaio, assessor geral de Comunicação da Universidade e docente da graduação.
As produções contam com temas livres, escolhidos pelos próprios alunos do curso, sob a orientação dos professores. “São materiais com temáticas importantes. Já veiculamos desde a história da Ditadura Militar, contada por pessoas da cidade, até a tradição das casas de farinha na região, principalmente em Campinhos e Simão. Também exibimos um documentário sobre a história das carrancas do Rio Corrente e outro sobre parto humanizado”, destaca Cíntia Garcia, coordenadora do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte).
A jornalista Brenda Tomás Xavier foi uma das produtoras que teve seu trabalho de conclusão de curso exibido no CineLab. A produção escolhida foi o documentário musical sobre a Trova Yucateca, um gênero musical tradicional de Yucatán, no México existente há mais de 140 anos. “É muito relevante ter o meu trabalho exibido na TV Uesb, pois é uma possibilidade de que o meu produto audiovisual, que é o meu trabalho de conclusão de curso, possa ir além da universidade, chegando a mais pessoas de uma maneira mais democrática”, ressalta Xavier.
Ela ainda reforça que o programa promove uma valorização do cinema independente e regional, que precisa de vias e espaços de distribuição, tornando-se um espaço precioso por viabilizar a exibição dos produtos desenvolvidos na Universidade. Desta forma, a universidade devolve para a sociedade um pouco do conhecimento que é desenvolvido pela mesma.
Para quem quiser assistir ao CineLab, a TV Uesb funciona no canal 4.1 e exibe a atração toda quarta-feira, às 20 horas, e aos sábados, às 15 horas. Além disso, o acervo do programa está disponível no YouTube da emissora. Outras informações, entre em contato pelo e-mail: jornalismotv@uesb.edu.br.