Para performar corretamente, o corpo humano necessita do funcionamento coletivo do organismo. Na ciência, a área do conhecimento que estuda o bom desenvolvimento destes fatores é definida como saúde sistêmica. O conceito sistêmico entende que, para o bem-estar completo do corpo, o físico precisa estar alinhado com o emocional e mental.
Com o objetivo de transmitir esse conhecimento para os mais jovens, é desenvolvido, no campus de Jequié, o programa de extensão “Microbiologia e Parasitologia: os microrganismos invisíveis e suas relações com o cotidiano”, coordenado pela professora Manuela Ribeiro, vinculada ao Departamento de Ciências Biológicas (DCB).
Os microrganismos estão presentes na produção de bebidas, alimentos, medicamentos ou vacinas, por exemplo. Além disso, também são produzidos pelo próprio corpo humano, auxiliando na limpeza dos olhos e dos ouvidos. Nesse sentido, a iniciativa tem o objetivo de promover a educação em saúde, além do estímulo e desenvolvimento de habilidades e hábitos saudáveis.
O público-alvo do programa é composto por alunos do Ensino Fundamental. As ações desenvolvidas incluem palestras, jogos interativos e outras atividades lúdicas, realizando, assim, uma integração entre a comunidade acadêmica e estudantes do ensino básico.
A iniciativa também aborda temas específicos, como o cuidado com a saúde bucal. Nessa região do corpo, microrganismos como fungos, vírus e protozoários desempenham um papel crucial na proteção contra agentes patogênicos, como germes e bactérias. Eles ajudam a prevenir a proliferação de elementos capazes de causar doenças.
Apoiado sobre o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, o programa “Microbiologia e Parasitologia” contribui para a percepção do público em relação aos cuidados com a saúde, por meio do conhecimento da importância do mundo microbiano em nossas vidas.
Para saber mais sobre o programa, entre em contato com a organização pelo Instagram oficial.