O programa de extensão “Saúde Mental, Violência e Direitos Humanos” busca promover ações de redução do sofrimento causado pelos processos de violência, além de proporcionar reflexão sobre proteção e garantia de direitos, instrumentalizar indivíduos e grupos na construção da cidadania, promover atividades de redução de danos em instituições totais e aprimorar a relação dos agentes estatais e a comunidade.
Assim, as atividades desenvolvidas são centradas em três perspectivas: prevenção, tratamento e intervenção. Na prevenção são promovidos Workshops temáticos na modalidade híbrida, sensibilização para identificação de situações de risco e vulnerabilidade por meio das mídias sociais, rodas de conversas, cursos e eventos informativos no formato híbrido.
No tratamento são disponibilizados profissionais e estudantes para acompanhamento individual ou em grupo dos beneficiários que apresentam algum sofrimento mental. Já a intervenção inclui ações em situações críticas e ocorre através de grupos de escuta de vítimas e perpetradores com vistas à redução de violência, bem como serviço de acolhimento e encaminhamentos a vítimas e perpetradores, orientação a agentes públicos, desenvolvimento de ações de prevenção da violência em instituições de ensino e ações de redução de danos.
As ações acontecem de forma híbrida, seja presencialmente, nas dependências do Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi) na Uesb, campus de Vitória da Conquista, assim como nas instituições envolvidas, ou no formato online, por meio de plataformas de mídia, conferências e atendimentos como Meet e Skype.
Os beneficiários são adolescentes em risco de discriminação e violência nas escolas, mulheres em situação de violência, homens envolvidos no ciclo de violência, população LGBTQIA+ em risco de discriminação, jovens negros e moradores de áreas periféricas, trabalhadores da área de segurança pública em risco de autoextermínio ou propenso à hetero-agressividade, qualquer outro grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social devido ao contato com situações de violência ou em privação de direitos.
O Programa, que é coordenado pela professora Odilza Almeida, foi desenvolvido por professores que atuam nas disciplinas de Psicologia, Ciências Sociais e Direito que fornecem o embasamento teórico necessário para as atividades, bem como por estudantes destes cursos que têm a oportunidade de integrar os diversos saberes numa atividade extensionista e trocar experiências com outros campos do conhecimento.
Para mais informações, entre em contato com o programa pelo e-mail apoionepp@uesb.edu.br ou pelo perfil do Instagram.