Com o avanço das tecnologias, o acesso à informação ficou mais facilitado. No entanto, também contribuiu para a disseminação da desinformação. É nesse contexto que se desenvolve o programa de extensão “Jornalismo como forma de transformação social”, coordenado pela professora Carmen Carvalho, no campus da Uesb, em Vitória da Conquista.
Iniciado em 2019, com a proposta de produzir reportagens investigativas para o veículo jornalístico “Site Avoador”, que é um produto laboratorial do curso de Jornalismo da Uesb, o programa objetiva desenvolver um jornalismo comprometido com a responsabilidade na apuração dos fatos e com a ética na conduta do trabalho.
As reportagens abordam os problemas relacionados à cidade de Vitória da Conquista, a partir da perspectiva dos direitos humanos e do combate às opressões, como as violências contra as mulheres, etarismo, capacitismo e racismo. Em 2020, foram incorporadas às ações extensionistas do programa, atividades relacionadas à educação midiática e ao letramento digital, com o intuito de levar à audiência conteúdos sobre o funcionamento da mídia, do jornalismo e da internet.
A base teórica desenvolvida no programa fundamenta-se na proposta de Adelmo Genro Filho, que propõe um jornalismo capaz de transformar realidades por meio da produção de um conteúdo que aborde o singular, o particular e o universal dos fenômenos, apresentando suas causas e consequências. Além disso, ele permite que a audiência forme uma opinião sobre a realidade em que vive.
Nesse sentido, o programa opera em um tripé que busca: formar jornalistas que dominem as técnicas de apuração, desde as mais simples até as mais complexas, assim como a escrita e a distribuição, respeitando a responsabilidade social e ética; oferecer à comunidade de Vitória da Conquista uma opção de jornalismo que traga conteúdos provocativos e educativos sobre a realidade local; e, por fim, cumprir o papel da universidade pública no interior da Bahia, estabelecendo um elo entre a academia e a comunidade local.
Dentre as ações desenvolvidas pelo programa, destacam-se a realização de ações jornalísticas para a produção de conteúdo em suporte digital no formato de texto, áudio e vídeo, bem como a criação da primeira editoria de checagem do interior da Bahia. Ademais, são realizados eventos sobre jornalismo, como a “Semana Jornalismo Importa”, a maior do interior do estado.
O programa, também, colabora com veículos locais para distribuir conteúdo jornalístico, como Band FM, Site Coreto, Site Conquista Repórter e com o Coar Notícias, do estado do Piauí. Outra ação importante é o treinamento para professores da rede municipal sobre educação midiática e letramento digital.
Para mais informações, entre em contato com a coordenação do programa pelo e-mail carmen.carvalho@uesb.edu.br ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, no Laboratório de Jornalismo, localizado no 1º andar do Módulo de Laboratórios Professora Amélia Barreto, campus de Vitória da Conquista.