Contribuir com a prática do ensino de professores da Educação Básica é a missão do Programa de Mentoria – Construir Docência (Construdoc). Ação de extensão contínua da Uesb, criado em 2021, no campus de Itapetinga, busca estabelecer um diálogo importante e construtivo entre professores iniciantes e experientes. Vinculado ao Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (Cepep) e ao Observatório de Docência e Diversidade, ambos da Uesb, o Construdoc estimula processos de reflexão sobre a formação, a autoformação e a prática docente.
A ação é desenvolvida de forma híbrida, ou seja, com momentos presenciais, no próprio Cepep, localizado dentro do campus da Uesb em Itapetinga, e com encontros virtuais, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade. Ferramentas como Google Meet, WhatsApp, entre outras são utilizadas durante o processo.
Passo a passo – O Programa acontece, basicamente, em três etapas. O primeiro momento é destinado aos professores experientes, aqueles com mais de 10 anos de atuação profissional. Nesse momento, a equipe formadora do projeto promove uma série de atividades por meio de encontros virtuais síncronos e momentos presenciais. Com certificação, essa formação conta com textos para estudos, dinâmicas, resolução de casos de ensino, manipulação de materiais pedagógicos, partilha de vivências, entre outras atividades.
O segundo passo envolve, agora, os professores iniciantes, ou seja, aqueles com até 5 anos de prática docente. São realizados encontros formativos, com materiais selecionados e espaço aberto para ouvir as demandas desse público, estimulando o diálogo e a colaboração desses docentes.
A terceira etapa é o encontro dessas gerações. Aqui, os professores experientes, após o curso de formação, irão se tornar mentores dos professores iniciantes. Esse processo se dará a partir de encontros virtuais e presenciais, realizados semanalmente, bem como momentos coletivos. São realizadas atividades teóricas e práticas, escrita de diários reflexivos, elaboração de fichas de acompanhamento e muitas experiências compartilhadas em torno do processo de ensino-aprendizagem.
Além de contribuir com a prática do ensino, sobretudo na Educação Básica, a iniciativa ainda gera uma coleta de dados significativa para o projeto de pesquisa “Programa de Mentoria da Uesb e desenvolvimento profissional de professores: indução, práticas, formação e saberes”. O objetivo é estimular o desenvolvimento de produtos científicos de difusão de conhecimento, bem como materiais informativos e pedagógicos que possam ser compartilhados com outros profissionais da Educação.
As atividades do Construdoc seguem até dezembro e são retomadas em fevereiro de 2025. O Programa conta com a coordenação da professora Lúcia Gracia Ferreira Trindade, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Dchel) da Uesb, e uma equipe formada por professores da Universidade e da Educação Básica, além de estudantes de graduação e pós-graduação inseridos em diversos programas.
A seleção de professores iniciantes e experientes é feita por meio de chamada pública. Para saber mais sobre o Programa, basta entrar em contato pelo e-mail observatoriodd@uesb.edu.br.