No dia 5 de agosto, às 19h, o Laboratório de Artes (Sala Zero) do Pavilhão Administrativo Professor Milton de Almeida Rabello, campus de Jequié, receberá uma edição especial de retomada do projeto “60 e Assiste”, promovido por estudantes dos cursos de Licenciatura em Teatro e de Licenciatura em Dança da Uesb.
Interrompido em virtude da pandemia de COVID-19, o projeto retoma suas atividades de forma presencial, com entrada franca e livre para todas as idades. Para ter acesso as edições o público deverá estar sob o uso de máscaras de proteção facial e munidos do comprovante de vacinação.
“60 e Assiste” – A ação é uma proposta que visa a promoção da experimentação de atividades artísticas, de apreciação estética (formação de plateia) e de pesquisa. Criado em 2011, ao longo de sua trajetória o projeto tem contribuído para a formação de público na cidade de Jequié. Além de suscitar uma pedagogia do espectador, a proposta serve como espaço laboratorial para experimentação artística da comunidade interna e externa à Universidade.
As sessões de espetáculos, que dura em torno de 60 minutos, o público presente tem a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, obras de diferentes linguagens artísticas apresentadas em formato de cenas curtas de teatro e dança, performances, números musicais, recitais de poesia, curtas metragens e congêneres. Em algumas sessões o próprio público é convidado a interagir e participar de jogos dramáticos ou definir os desfechos de cenas.
Para cada edição previamente é feita uma chamada pública para acolher propostas de obras artísticas da comunidade interna e externa. Isso possibilita que o projeto seja um espaço democrático de experimentação que contempla a comunidade interna e externa. No entanto, essas duas primeiras edições de retomada do projeto serão realizadas em caráter excepcional, não havendo a chamada pública, e contará com a participação dos integrantes do núcleo artístico do Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa), vinculado ao Peti-Teatro da Uesb.