No dia 17 de março, às 19 horas, o Auditório Wally Salomão, campus de Jequié, receberá a primeira edição do ano do projeto “60 e Assiste”. A iniciativa é promovida por estudantes dos cursos de licenciatura em Teatro e em Dança da Uesb.
O formato é o mesmo das edições anteriores e será coordenado pelos alunos Ana Lécia dos Santos Felipe e Romildo Junior Santos Roberto, sob a orientação dos professores Francisco Lima e Alda Souza. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral.
Neste ano, o evento de estreia contará com o monólogo teatral “A Infância”, apresentado por Jonas Santos, a apresentação musical com Enzo Valentina e as cenas curtas “Sujeito de Sorte” e “A dama da Noite”, ambas de Vanessa Ferraz.
“60 e Assiste” – Criado em 2011, o “60 e Assiste” tem contribuído para a formação de público na cidade de Jequié, considerando a pouca oferta continuada de produções artísticas na cidade tendo em vista algo que vem se agravando nos últimos anos considerando o pouco apoio financeiro e de fomento às produções artísticas. Além de suscitar uma pedagogia do espectador, a proposta serve como espaço laboratorial para experimentação artística da comunidade interna e externa à Uesb, o que vem estimulando o surgimento de novas obras artísticas a partir da socialização de exercícios cênicos.
A cada sessão de espetáculos, que dura em torno de 60 minutos, o público presente tem a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, obras de diferentes linguagens artísticas apresentadas em formato de cenas curtas de teatro e dança, performances, números musicais, recitais de poesia, curtas metragens e congêneres. Em algumas sessões, o próprio público é convidado a interagir e participar de jogos dramáticos ou definir os desfechos de cenas.
Outra novidade é a colaboração mais intensa do Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa), núcleo de experimentação artística do Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti) de Teatro da Universidade. A parceria serão distribuídas ao longo do ano, integrando sessões do projeto com artistas da comunidade em geral.