Escolher que curso superior fazer não é fácil. Imagina ter que fazer essa escolha sem ter nenhuma informação sobre os cursos disponíveis em sua cidade? Na tentativa de suprir essas lacunas e atrair os alunos da rede pública de ensino para cursos da área de Ciências Naturais do campus de Itapetinga, o professor Wesley Amaral, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Uesb (Dcen), colocou em prática o projeto de extensão “Ciências Naturais no Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia: da Uesb para a escola e da escola para a Uesb”.
A ideia é simples: mostrar para alunos, especialmente do 3º ano do Ensino Médio, o que os cursos de Ciências Naturais produzem e como funcionam. Com a contribuição de discentes dos cursos de graduação em Zootecnia e Física, da Especialização em Meio Ambiente e do Mestrado em Ciências Ambientais, são apresentados os cursos e suas subáreas. Além disso, a equipe do projeto destaca as atividades dos licenciados e bacharéis, os projetos de pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidos em cada um dos cursos e as perspectivas de trabalho para os futuros profissionais.
Em 2019, a equipe do projeto visitou três unidades escolares: o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e o Instituto Federal Baiano, ambas em Itapetinga, e o Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, em Potiraguá. “No Colégio Modelo, realizamos palestras para alunos dos turnos matutino e noturno, alcançando cerca de 200 estudantes. No IF Baiano, participamos da abertura da 3ª Feira de Ciências que integrava a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, conta o coordenador do projeto.
Segundo Amaral, em Potiraguá, além das atividades comuns ao projeto, três discentes da disciplina “Instrumentação para o Ensino de Física” realizaram experimentos físicos para os alunos das unidades escolares, envolvendo eletromagnetismo, eletricidade e outros fenômenos. Em breve, a equipe do projeto publicará um artigo científico e um capítulo de livro sobre a experiência vivenciada nas ações extensionistas.