Popularizar a Ciência do Solo junto a crianças e jovens da Educação Básica no município de Vitória da Conquista e região é o principal objetivo do projeto “Solos na Escola”. Coordenada pela professora Caroline Valverde, do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (Deas), a iniciativa, criada em 2019, já ganhou destaque nacional.
O projeto é uma das 78 atividades de Educação em Solos incluídas em livro lançado pela Sociedade Brasileira de Ciência de Solo (SBCS). A publicação “Iniciativa de Educação em Solo no Brasil” tem como objetivo contribuir para a potencialização de estudos na área, além de fortalecer e estimular os educadores em solos espalhados pelo país.
“A presença da Uesb nessa publicação faz com que a nossa Universidade, que já é, nacionalmente, reconhecida por outras iniciativas, obtenha também o reconhecimento nacional no que se refere à popularização da Ciência do Solo para professores, crianças e jovens da Educação Básica”, destacou a coordenadora do projeto. Além disso, para a professora Caroline Vaverde, esse destaque reafirma o compromisso da Uesb “enquanto instituição pública que preza pela indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão”.
Ao longo do ano de 2019, o projeto “Solos na Escola” passou por dez instituições de ensino, levando conhecimento relacionados ao solo para aproximadamente 300 estudantes e capacitando quase 50 professores. “Além disso, como coordenadora, é gratificante observar o potencial dos discentes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, participantes do projeto, para a realização de atividades extencionistas e poder, de alguma forma, como orientadora, contribuir para a sua formação profissional”, completou a professora.
A publicação da SBCS é destinado a todos os envolvidos e interessados na Educação em solos, especialmente entidades públicas ou privadas ligadas à Educação Ambiental, Produção Rural e Agricultura Urbana. Para baixar o livro, clique aqui.