O projeto de extensão intitulado “A utilização das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) como estratégia on-line e presencial de acolhimento e processo terapêutico”, realizará, no dia 31 de março, um encontro com vários terapeutas parceiros para vivências com práticas holísticas como reiki, meditação, alongamento, dança, aromaterapia, entre outras.
A atividade é presencial e ocorrerá, nos turnos da manhã e tarde, no Pátio do Pavilhão Administrativo Professor Milton de Almeida Rabello, campus de Jequié. A ação é gratuita e tem como público-alvo a demanda espontânea de alunos, servidores e toda a comunidade acadêmica e da população circundante. Não é necessário realizar inscrição prévia. E para quem desejar receber o certificado de participação é só assinar a lista de presença nos turnos dos quais participar.
O dia dedicado às práticas integrativas tem o objetivo de auxiliar e amparar as necessidades individuais e coletivas daqueles que procurarem os atendimentos no mutirão. Também vai ser possível efetuar o cadastro daqueles que manifestarem interesse em permanecer com os atendimentos de forma gratuita através do projeto de extensão.
Sobre o projeto – Os membros do projeto realizam técnicas de rapport, musicoterapia, meditação, terapia floral e reiki, com objetivo de criar ligação de sintonia e empatia com o outro. A intenção é reduzir o estresse tão presente na conjuntura atual. O projeto é coordenado pelo professor Nilton Cesar Nogueira dos Santos, do Departamento de Saúde 1 (DS1) da Uesb.
A utilização das práticas integrativas e complementares em saúde vem sendo cada vez mais aplicadas nos processos terapêuticos. Desde a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no Sistema Único de Saúde (SUS), as práticas se constituem um importante e complementar mecanismo na abordagem dos diversos processos relativos à saúde nas suas mais variadas dimensões.
Para mais informações, basta acessar o instagram do projeto ou entrar em contato pelo e-mail grupoespia@outlook.com.