Já imaginou um ranking listando as Prefeituras que apresentam maior transparência pública em sua gestão? Com essa proposta, o projeto “Transparência Sudoeste” vem sendo desenvolvido na Uesb e acaba de ser premiado pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia, com o terceiro lugar no Prêmio IAF de Educação Fiscal 2022/2023.
Concorrendo na categoria “Instituições”, a Uesb foi destaque em meio a outras nove iniciativas inscritas. O projeto é fruto do trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Educação Fiscal (GPEF), coordenado pelo professor Alexssandro Campanha, do curso de Ciências Contábeis.
Para ele, o trabalho conjunto com alunos resulta em ganhos tanto acadêmicos como sociais, na medida que “a sociedade consegue perceber que a universidade leva a sério o uso dos recursos públicos arrecadados por parte dos gestores municipais e se preocupa com a eficiência e efetividade das políticas públicas dos diversos municípios baianos”, afirma Alexssandro.
Todos os vencedores serão homenageados no próximo dia 27 de outubro, em solenidade realizada na Casa do Comércio, em Salvador. Além dos vencedores na categoria “Instituições”, o Prêmio contempla iniciativas inscritas nas modalidades “Escolas”, “Imprensa” e “Tecnologia”.
Coordenado pelo professor Alexssandro Campanha, o projeto é desenvolvido no curso de Ciências Contábeis (Foto: Acervo do projeto)
Sobre o projeto – A ação premiada da Uesb tem o objetivo principal de avaliar o nível de transparência da gestão de 77 municípios integrantes da região geográfica intermediária de Vitória da Conquista, na Bahia. Em quatro etapas, a avaliação acontece durante todo o ano de 2023, finalizando o projeto com a divulgação de um ranking de transparência.
A pesquisa é feita por meio de um questionário, com 100 questões que abordam diversos aspectos, indo desde a facilidade em localizar e acessar o Portal da Transparência da Prefeitura, passando por uso de recursos financeiros e orçamentários, arrecadação de tributos e repasse do Governo Federal e Estadual, convênios, licitações, contratos, salários e muito mais.
Além da coordenação, são 30 alunos do curso de Ciências Contábeis envolvidos em todas as etapas. “O projeto de pesquisa ‘Transparência Sudoeste’ se destaca como um importante instrumento de incentivo dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Uesb no processo de participação, acompanhamento e fiscalização das ações dos gestores públicos municipais, na medida em que atua como um importante canal de divulgação e avaliação da gestão pública”, aponta Alexssandro.