Falar sobre sexualidade na adolescência e na juventude é de fundamental importância para sociedade. A comunicação, além de favorecer a troca de experiências, permite que os jovens tenham conhecimento sobre as implicações que o sexo não seguro tem à saúde. Pensando nisso, a professora Zulmerinda Oliveira, ligada ao Departamento de Saúde 2 da Uesb, campus de Jequié, criou o projeto de extensão “Educação para prevenção: uma questão de saúde sexual e reprodutiva”.
A ação tem por objetivo estabelecer o diálogo com os estudantes da Educação Básica e reúne diversos profissionais da saúde para debaterem sobre os riscos de contrair uma infeção sexualmente transmissível (IST) a partir do ato sexual não seguro. Além de incentivar o uso correto dos métodos de contracepção existentes no mercado, os profissionais orientam os jovens sobre o risco da gravidez precoce na adolescência.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jequié e profissionais ligadas à temática, os membros do projeto de extensão estabelecem encontros virtuais abertos aos jovens e demais interessados para aprofundarem o conhecimento sobre Educação Sexual. O projeto acontece em paralelo com as disciplinas “Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher” e “Enfermagem em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente”, voltadas para os alunos do sétimo período de Enfermagem.
Atualmente, o projeto conta com uma equipe formada por três professores, dois alunos bolsistas e cinco estudantes voluntários. Para participar ou saber mais da iniciativa, os interessados podem acessar o Instagram do projeto ou entrar em contato com a coordenadora pelo e-mail zulmerinda.meira@uesb.edu.br.