Segundo o Mestre de capoeira Canjiquinha, “a capoeira não tem credo, não tem cor, não tem bandeira, ela é do povo, vai correr o mundo”. Nesse sentido, é desenvolvido pela Uesb, em Itapetinga, o projeto de extensão “Capoeira: Arte, Cultura, Educação e Saúde”, que tem o objetivo de apoiar a prática desse esporte como forma de integração social e familiar, principalmente, de crianças e adolescentes.
Com a proposta de abrir as portas da Universidade, a fim de mostrar a importância da educação na transformação social, o projeto teve início em 2014, no módulo da Uesb, localizado na Praça Primavera, em Itapetinga, coordenado pelo professor Wdson Vieira, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Dchel). Desde 2022, o projeto é coordenado pela professora Gabrielle Fontan, vinculada ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA).
A iniciativa, que beneficia mais de 40 participantes, também tem por finalidade acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Através da prática da capoeira, os participantes são motivados a desenvolver um pensamento crítico, respeito às diferenças e responsabilidade Além disso, são estimulados a focar nos estudos, e são apresentadas as oportunidades disponíveis na Uesb para que possam dar continuidade à formação acadêmica.
Parceiros externos, como a graduada Beterraba, o Contramestre Regi e o Mestre Borracha, contribuem para as atividades do projeto. Eles fazem parte dos grupos “Voo de liberdade” e do “Espaço Cultural Arte Em Movimento” (ECAM). Além disso, o projeto conta com a participação de Maria Lorena, estudante do curso de Engenharia de Alimentos da Uesb, que atua como bolsista de extensão.
Os encontros acontecem no ECAM, localizado na Avenida Wilson Marinho, número 273, bairro Quintas do Morumbi, todas às segundas, quartas e sextas, das 18 às 19h30. Aos interessados em participar das atividades, é necessário apenas fazer a inscrição de forma gratuita.
Para mais informações, entre em contato com a coordenação do projeto pelo e-mail ecamcultura@gmail.com ou pelo telefone (77) 9151-4639.