Aproximar a comunidade da universidade por meio da ciência é o principal objetivo do projeto de extensão “Zoologia Itinerante” da Uesb, que tem como base o Laboratório de Zoologia e Parasitologia Animal (LZPA). A iniciativa busca facilitar o ensino de ciências e proporcionar experiências práticas para alunos da Educação Básica, incentivando, inclusive, a criação de coleções zoológicas em escolas.
Criado em 2024, o projeto teve suas atividades iniciadas em junho do mesmo ano, impactando diretamente mais de 600 estudantes em seus primeiros seis meses de execução. Com diversas escolas já agendadas para este ano, o “Zoologia Itinerante” está previsto para ser encerrado no final do próximo ano, mas há a intenção de submeter uma nova proposta para garantir sua continuidade.
A iniciativa funciona de duas formas: recebendo alunos no laboratório da Uesb, onde podem conhecer a coleção zoológica da Universidade, ou levando parte desse acervo às escolas para a realização de atividades didáticas. O projeto é direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede pública quanto da privada.
As ações desenvolvidas pelo projeto incluem a apresentação da coleção zoológica sob uma perspectiva evolutiva, desde organismos mais simples até os mais complexos, além da realização de coletas esporádicas em regiões costeiras e rios locais. Essas coletas contribuem para a criação de “kits zoológicos”, que serão doados a escolas selecionadas acompanhados de material didático e treinamento para professores.
A receptividade da comunidade tem se mostrado positiva, demonstrando o impacto da iniciativa na aprendizagem dos estudantes. Desde o início das atividades, novas escolas demonstraram interesse, e sempre que possível, o projeto busca atender a essa demanda crescente.
O “Zoologia Itinerante” é conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia ligados ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Dcen), mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação, além de professores da Uesb e de outras instituições de ensino superior.
Para mais informações sobre o projeto e suas ações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail biodanss@outlook.com.