Nos últimos anos, a utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tornou-se uma tendência crescente no cenário educacional. À medida que a tecnologia continua a evoluir, o papel desses dispositivos no processo de ensino e aprendizagem tem se expandido significativamente.
Desde 2021, o projeto “App Learning: aprendizagem com mobilidade” é um exemplo dessa transformação digital. A iniciativa busca proporcionar aos professores da Rede Municipal de Ensino de Jequié, bem como aos futuros educadores e estudantes de licenciatura da Uesb, a oportunidade de se familiarizar com o uso de dispositivos móveis no contexto educacional. Incentivando a construção de uma prática educacional interativa, ética, crítica e inovadora, que seja significativa para os alunos.
O projeto, coordenado pela professora Socorro Cabral, realiza oficinas, debates e ciclos de ação e formação, que são organizados de forma presencial e online juntamente aos professores das escolas, considerando quatro aspectos: tecnológico, pedagógico, teórico e cultural.
No aspecto tecnológico é trabalhado conhecimento e habilidade na utilização de ambientes digitais e aplicativos encontrados em dispositivos móveis. Na abordagem pedagógica, há a incorporação dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem, bem como na organização do tempo, espaço e interações entre os membros da escola, do sistema educacional e da comunidade em geral.
O aspecto teórico permite a junção das teorias educacionais para uma compreensão crítica das práticas em diferentes contextos, aprimorando as estratégias pedagógicas e a gestão da sala de aula e da escola. E por fim, a abordagem cultural que estimula a compreensão e integração do tablet educacional e das redes digitais como elementos culturais de comunicação e interação social.
Atualmente, 32 professores da Escola Municipal Anísio Teixeira e dois bolsistas participam da iniciativa. Cerca de 460 alunos da instituição serão contemplados com o projeto de duas formas: através da ação direta dos docentes utilizando as tecnologias na sala de aula, e por meio da participação dos bolsistas que estarão semanalmente na instituição colaborando em sala de aula com os professores.
Nesta era digital, onde a conectividade e a acessibilidade são essenciais. O projeto “App Learning: aprendizagem com mobilidade”, é uma oportunidade de demonstrar que os dispositivos móveis oferecem uma ampla gama de recursos e aplicativos educacionais que podem enriquecer o aprendizado, promover a colaboração e estimular a criatividade, redefinindo a forma como os educadores ensinam e os alunos aprendem.
Para mais informações, entre em contato com a professora Socorro Cabral, coordenadora do projeto, pelo e-mail socorro.cabral@uesb.edu.br.