Segundo Piaget, um dos mais importantes pensadores do século 20, o aluno capaz de interligar as disciplinas, é levado a construir seu próprio conhecimento. O projeto de extensão “Entre o olhar e o gesto – ano 1 – processos de montagem em imagens animadas”, do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, tem o objetivo de garantir e fornecer aos alunos do ensino fundamental, um espaço para reflexão sobre a imagem sob uma perspectiva filosófica, um olhar detalhado sobre o cinema de animação e seu processo produtivo, combinando teoria e prática.
O projeto busca explorar a tecnologia e o aprendizado em audiovisual, focando principalmente na produção de conteúdo animado. A metodologia utilizada contribui para que os alunos utilizem os conhecimentos adquiridos na construção de uma animação ao final do curso. O objetivo é estabelecer três pilares fundamentais para o aprendizado dos alunos.
O primeiro pilar de aprendizagem é o engajamento e a sensibilização artística por meio de animações que estimulem debates técnicos e reflexões sobre o mundo. O segundo, integrar teoria à prática, abordando a história do cinema de animação e aplicando princípios e técnicas variadas que cobrem desde a pré-produção até a pós-produção, incluindo montagem, design de som e manipulação de personagens e cenários, além de encorajar a criação de narrativas que refletem as vivências dos estudantes. Por fim, o terceiro pilar incentiva a colaboração, inovação, trabalho em equipe, além de estimular a criatividade ao experimentar novas técnicas e tecnologias de montagem e animação.
O projeto foi idealizado e é coordenado por Patrícia Moreira, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. As aulas são realizadas no Laboratório do Curso, localizado no módulo Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), no cine Monga, sala de projeção Jorge Melquisedeque e, também, na Sala Multiuso do curso. Para apoiar o desenvolvimento técnico, a equipe organiza aulas e tutorias semanais.
As atividades foram iniciadas em julho de 2023 e serão finalizadas em julho de 2024, com a apresentação dos trabalhos realizados em grupo, mostrando o aprendizado e premiando os alunos que mais se destacaram no projeto. A proposta do primeiro ano do projeto, está sendo desenvolvida com estudantes, entre 12 e 13 anos, da escola pública municipal Bem Querer e tem o apoio da Associação SIMGULAR, da prefeitura municipal de Vitória da Conquista, do curso de Cinema e Audiovisual e da escola Bem Querer.
Para mais informações entre em contato com a organização do projeto pelo instagram do projeto.