Saber realizar primeiros socorros é essencial para salvar vidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu material de orientação intitulado “Primeiros Socorros: Principais Fatos” destaca a importância desse conhecimento para a preservação da vida em situações de emergência. Pensando nisso, o projeto de extensão “Primeiros socorros nas escolas: educar para salvar” vem realizando atividades em três escolas públicas municipais de Vitória da Conquista.
Iniciado em julho de 2024, o projeto já capacitou aproximadamente 150 crianças. O objetivo é treinar funcionários e alunos a partir de seis anos de idade a identificar e prestar atendimento adequado, de forma preventiva e eficiente, em situações de urgência e emergência.
Cada escola participa de quatro encontros quinzenais, com ensinamentos teóricos e práticos. Os horários e datas são definidos de acordo com a direção das escolas, podendo acontecer em algum dia da semana ou aos sábados. Cada encontro tem duração aproximada de quatro horas.
O treinamento é iniciado com um questionário pré-teste para avaliar o conhecimento inicial das crianças e funcionários sobre primeiros socorros. Em seguida, são realizadas simulações práticas sobre temas como: acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), manobras de desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar. Após o treinamento, um questionário pós-teste é aplicado para avaliar o aprendizado dos participantes.
O projeto contribui para aumentar as chances de sobrevivência de pessoas que passam por situações de emergência. Além disso, os alunos são incentivados a compartilhar o aprendizado com os seus pais e responsáveis. Eles também são preparadas para reconhecer uma situação de rico e solicitar socorro, tanto para um adulto como para o Samu.
Os instrutores das atividades são estudantes de medicina da Uesb, campus de Vitória da Conquista, que são supervisionados e orientados pela professora do curso Tamyres Araujo. Para mais informações ou em caso de dúvidas entre em contato com o Colegiado de Medicina pelo e-mail ccmeduesb@gmail.com ou pelo telefone (77) 3425-9352.