O mundo para além das salas de aula é um grande laboratório. Na Uesb, campus de Itapetinga, surge uma iniciativa inovadora: o projeto de extensão “Trilhas do Saber”. Com a curiosidade como guia e a compreensão como meta, o projeto convida alunos do ensino médio a mergulharem em uma jornada de descobertas por meio das mais diversas formas de ciências.
Retirando os alunos das salas de aula tradicionais e apresentando o mundo da ciência com práticas de simples execução, o projeto busca despertar o interesse e a curiosidade pelas ciências naturais e humanas, como astronomia, biologia, física, química, geologia e ciências ambientais. O projeto dialoga com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de Itapetinga.
A ação conta com a participação de docentes dos departamentos de Ciências Exatas Naturais (Dcen), Tecnologia Rural e Animal (DTRA) e Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Dchel), além de discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Itapetinga. Por meio das atividades desenvolvidas no projeto a ação demonstra que ciência não é algo distante da vida cotidiana, e que as informações e conhecimentos aprendidos em sala de aula podem ser assimilados de forma mais prática e prazerosa.
Atuando como um observatório de ciências na Uesb, o projeto busca se expandir, uma vez que, apesar dos avanços em espaços adequados para pesquisa nas instituições públicas de ensino básico, o desenvolvimento de práticas científicas ainda é inicial. A Uesb visa proporcionar acesso a essas práticas, estimulando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas ciências.
Para mais informações, entre em contato com a coordenação do programa pelo e-mail sagualberto@uesb.edu.br. O projeto é coordenado pela professora Simone Gualberto do Dcen.