A solidão na velhice é, muitas vezes, encarada sob a perspectiva das áreas da psicologia, do direito ou da saúde. Para continuar funcionando no mundo, preservando uma autonomia, o idoso precisa, também, pertencer à nova realidade por meio do uso das novas tecnologias. Devido à necessidade dessa relação entre a terceira idade, respeitando suas limitações, e ferramentas que facilitam sua rotina, nasce o projeto “Idoso Digital”, na Uesb.
A ideia é que os idosos cadastrados no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convivência com Doenças Crônicas (Niefam) possam ser capacitados a usar smartphone e aplicativos. Com isso, o projeto prevê uma participação mais ativa na sociedade contemporânea por parte desse público.
A metodologia do projeto é desenvolvida para o letramento digital. Dessa forma, os participantes recebem aulas para aprender a configuração inicial de seus smartphones até o uso de aplicativos específicos, como aqueles voltados para serviços de entrega, navegação automotiva, transações bancárias, prova de vida, gestão de medicamentos, entre outros.
Já para contribuir com a interação social, os inscritos nas aulas são instruídos sobre o uso adequado e responsável da internet e das redes sociais, incluindo plataformas como WhatsApp, Facebook, Instagram e Youtube. As aulas acontecem duas vezes por semana, com carga horária de 1h 30min em uma sala localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software, no campus de Jequié.
Para participar, o idoso deve ser cadastrado no Núcleo e as inscrições acontecem em início de semestre. Outras informações podem ser encontradas pelo telefone do Núcleo (73) 3528-9822.