Para discutir a proposta de delimitação e implantação do Geoparque Serra do Sincorá na Chapada Diamantina, vem sendo realizada uma série de eventos pela comissão do projeto, que conta com a presença de professores da Uesb. Desta vez, a proposta será apresentada na Universidade por um dos participantes da comissão, o professor do Departamento de Ciências Naturais (DCN), Eduardo Bernardes. A reunião acontecerá na próxima quinta-feira, 19, às 15 horas, no Auditório 2 do Módulo de Aulas Antônio Luis Santos (Luisão), campus de Vitória da Conquista. Ao final do encontro será realizada uma sessão de vídeo com o documentário “Mundo à Parte”.
Atualmente, existem cerca de 100 geoparques em todo o mundo, sob tutela da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o Brasil conta com o Geoparque da Chapada do Araripe, localizado entre os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. As ações da comissão do projeto giram em torno justamente da obtenção da chancela da Unesco para aprovação da proposta da unidade de conservação.
Sem necessidade de inscrição prévia, podem participar do encontro membros da comunidade interna e externa à Uesb que tenham interesse em conhecer e contribuir com o projeto.
Próximas ações – O município de Andaraí sediará as próximas ações do projeto, que acontecerão nos dias 11 e 12 de outubro, sendo que, no dia 12, será realizada uma expedição à Gruta da Marota, na região. As atividades contam com apoio institucional da Uesb, da Associação Geoparque Serra do Sincorá e da prefeitura de Andaraí.
Para conhecer o cronograma dos encontros, bem como detalhes do projeto, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail edusbstein@gmail.com.