Podemos aprender com tudo ao nosso redor, inclusive com as pequenas abelhas. Apesar do tamanho, elas desempenham um papel gigantesco no equilíbrio do ecossistema. Com isso em mente, o projeto de extensão “Educando com Abelhas” foi criado em 2024, em Vitória da Conquista, para aproximar crianças e adolescentes do fascinante universo desses insetos e conscientizá-los sobre sua importância para a biodiversidade.
O projeto destaca a diversidade das Abelhas Sem Ferrão (ASF), também chamadas de Abelhas Nativas, promovendo a conscientização sobre seu papel ecológico. As atividades são voltadas para crianças e adolescentes, abordando temas como biologia, manejo sustentável e preservação dessas espécies.
Nas visitas guiadas ao meliponário da Uesb, os participantes conhecem de perto a produção de mel e pólen, o papel fundamental da polinização e curiosidades sobre esses insetos. As atividades são voltadas para alunos do ensino básico, em grupos de até 30 estudantes, e têm duração de uma hora.
Durante a atividade, os alunos interagem com as colônias e aprendem sobre as ASF de maneira simplificada e desmistificada. A experiência é dividida em dois momentos. Primeiro, há uma apresentação teórica sobre temas como taxonomia, diferenças entre apicultura e meliponicultura e diversidade das abelhas, além de explicar o funcionamento das caixas de criação.
Já no segundo momento, durante o percurso até o meliponário, são discutidas a importância das plantas na polinização e as espécies preferidas pelas ASF. No meliponário, os participantes conhecem o funcionamento das colônias, a organização dos ninhos e o ciclo de vida das abelhas. Além disso, são apresentados os cuidados com a alimentação artificial e o processamento do mel.
As escolas interessadas podem agendar visitas preenchendo um formulário. As atividades ocorrem no meliponário da Uesb. Para mais informações sobre a ação, entre em contato pelo telefone (77) 3424-8630, educaabelha@uesb.edu.br ou pelo Instagram do projeto.