O que começou como uma atividade de intervenção da disciplina Fonologia da Língua Inglesa, que compõe a grade curricular do curso de Especialização em Inglês como Língua Estrangeira, se transformou em uma ação que promove o ensino do idioma mais falado no mundo inteiro e que, ao mesmo tempo, contribui para a geração de conhecimento científico dentro da Uesb.
Fruto de uma proposta experimental desenvolvida por discentes no âmbito da Especialização, o “POACE Project – Promovendo a Comunicação Oral em Inglês: Projeto Creche” nasce em 2015 com o objetivo de estudar o processo de aprendizagem do Inglês pelas crianças da Creche Bem-Querer com faixa etária de 2 a 5 anos, em Vitória da Conquista.
As ações do Projeto são executadas nas dependências da Creche e envolvem encontros semanais com duração de uma hora. Ao longo desses encontros com as crianças, são realizadas atividades lúdicas que visam estimular a compreensão oral em língua inglesa. Das quatro habilidades relacionadas à aprendizagem de idiomas, a compreensão oral, juntamente com a leitura, é considerada uma atividade de input, enquanto a escrita e a fala correspondem, por sua vez, a atividades de output. É por meio da relação entre esses dois processos que aprendemos tanto a nossa língua nativa quanto outras línguas, como o Inglês.
De acordo com a professora Joceli Rocha Lima, coordenadora do POACE Project, as crianças têm demonstrado aquisição de vocabulário em inglês a partir das ações realizadas na Creche. Além disso, “elas têm revelado produções orais que levam à definição de padrões fonológicos na faixa etária estudada”, ressaltou. Com isso, o Projeto tem gerado informações preciosas para os participantes da pesquisa.
Atualmente, o projeto se encontra na fase de análise dos dados até então coletados. Ao todo, nove alunos da graduação em Letras e da Especialização em Inglês como Língua Estrangeira já passaram pelo POACE Project e mais dois bolsistas voluntários de Iniciação Científica encontram-se engajados este ano.