A Educação Ambiental foi o elemento norteador para a realização do 2º Workshop de Fotojornalismo e Produção de Histórias em Quadrinhos para professores de escolas municipais e estaduais de Vitória da Conquista. A atividade faz parte do projeto Eco Kids e Eco Teens, iniciativa do Ministério Público Estadual, em parceria com a Uesb e outras instituições da cidade.
As ações tiveram início com a Oficina de Fotojornalismo, realizada nos dias 2 e 3 de abril, pelo professor Dannilo Duarte, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Uesb. Após essa momento de formação, os participantes puderam colocar os aprendizados em prática em uma visita ao Poço Escuro, no dia 9.
Nesta terça e quarta, 16 e 17, foi o momento de aprender sobre charges e quadrinhos com o professor Rosalve Lucas Marcelino, do Departamento de Geografia (DG). Segundo ele, é importante que os professores se sintam alimentados de dados, informações, para repassar ou transmitir para os alunos. O resultado da Oficina de Produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) é motivo de orgulho para o professor, pois é possível “estimular os alunos no processo criativo de criação de charges e quadrinhos”, contou.
A ação é voltada para que os professores levem aos alunos o que aprenderam no Workshop. A professora Ana Marinho, representante do Núcleo Territorial de Educação (NTE), que participa da atividade pela segunda vez, ressaltou a importância dessa ação e acredita que é muito importante que o estudante esteja “participando e usando a sua criticidade para poder melhor a situação do meio ambiente em Vitória da Conquista”.
Os encontros de formação sobre Histórias em Quadrinhos terão continuidade nos dias 23 e 24 deste mês, e a culminância do Workshop está prevista para o dia 31 de outubro, com a exposição de materiais elaborados pelos alunos e publicados na segunda edição da revista EcoGibi Parque Municipal da Serra do Periperi.
“Nós utilizamos as ferramentas da comunicação para incentivar que a Educação Ambiental seja passada em sala de aula de uma forma lúdica, atrativa para os alunos e interdisciplinar”, ressaltou a coordenadora da ação, Karina Cherubini, promotora de Justiça. Ela avalia positivamente o projeto e diz que a publicação das revistas em quadrinhos produzidas pelos alunos “surpreendeu, foi muito além das expectativas”.