Em maio de 2018, sob a coordenação do professor Murilo Scaldaferri, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas (DCEN), foi iniciado o projeto de extensão “Olha o sol motoboy: uma discussão sobre cuidados preventivos à exposição solar”, na cidade de Itapetinga. O objetivo foi fazer uma avaliação de como esses profissionais se protegem da radiação solar diante das suas atividades laborais. O projeto envolveu, além do docente, cinco alunos do curso de Biologia, que fizeram pesquisa com mais de 700 motoboys cadastrados na Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itapetinga (Comutran).
Segundo Scaldaferri, após essa avaliação, o grupo verificou que a maioria dos profissionais não se protege da radiação solar e aqueles que afirmam se proteger o faz de maneira incorreta – sem roupa adequada e sem reaplicação do protetor solar. Atualmente, o projeto de extensão está desenvolvendo medidas práticas de esclarecimento: “nosso intuito é realizar, até o fim do ano, palestras sobre o tema. Cartazes já estão sendo colocados em pontos estratégicos e vídeos educativos circulando nas redes sociais”, afirma o docente.
Como a ideia surgiu – Durante a disciplina “Anatomia e Fisiologia Humana”, ofertada por Scaldaferri, os alunos propuseram o projeto. A finalidade era envolver a comunidade local e propor melhorias. A partir da concretização da ideia, eles transformaram a iniciativa em projeto de extensão. Conforme relatou o professor, esses profissionais estão sujeitos a muitas queixas em suas atividades laborais: dores na coluna e nos punhos, problemas posturais e exposição excessiva ao sol. Além do grupo que trata sobre a radiação solar, outros estudantes também estão pesquisando sobre alterações posturais dos motoboys.
O docente conta que o projeto pretende expandir sua atuação ao tentar estabelecer parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetinga para propor frentes de atuação: parceria com farmácias para descontos em protetor solar; parceria com empresas de malhas com proteção UVA/UVB para descontos; e, finalmente, entrega de um kit, com camisa e proteção solar, aos motoboys cadastrados na Comutran. Além dessas proposições, paralelamente, o grupo está organizando um relato de experiência e avaliação dos efeitos com apresentação de trabalhos em eventos científicos.