Já imaginou um podcast ou um filme de animação em curta-metragem como trabalho de conclusão de curso? Nem só com monografia ou artigo científico uma graduação pode ser finalizada. Por definição, o Trabalho de Conclusão de Curso (ou somente a famosa sigla TCC) é o trabalho final que o estudante deve realizar para concluir um curso. Justamente por ser um projeto presente em diversas graduações, existem diferentes tipos de TCCs, desde monografias e artigos científicos até projetos experimentais.
As monografias e artigos são mais comuns. Geralmente realizados de forma individual, é um tipo de trabalho de investigação científica, que analisa obras produzidas sobre o tema e propõe uma reflexão ou mesmo uma descoberta. Já o projeto experimental é um trabalho prático, que pode ser realizado individualmente ou, ainda, em dupla ou grupo. Nesse último, é necessário mostrar todas as etapas do processo de execução por meio de um trabalho acadêmico e, no fim, um produto final em formato diferenciado.
Produtos jornalísticos – Dannilo Duarte, professor de TCC e coordenador do curso de Jornalismo da Uesb, explica que no curso de Jornalismo existem duas possibilidades para este tipo de trabalho: a monografia ou um produto (projeto experimental). “Na monografia, é dissertar sobre um tema, um trabalho escrito e individual. Já no projeto experimental, o aluno tem que fazer uma parte escrita, que é o memorial descritivo, justificando o porquê daquela escolha, a justificativa teórico-metodológica e o referencial teórico a respeito de um tema. O formato [do produto] pode ser qualquer um dos formatos que diz respeito ao Jornalismo, como uma reportagem, documentário, revista, livro reportagem, programa de rádio ou de TV, um podcast, um site, revista eletrônica. São múltiplas possibilidades dentro do projeto experimental”, explica o docente.
Natalie Kruschewsky realizou sua defesa de TCC, em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, em novembro deste ano, e produziu um podcast intitulado “Pílula de Ciência”, cujo tema do primeiro episódio foi “Ciência e arte”. “Quando eu me descobri no radiojornalismo e na divulgação científica, resolvi aprofundar meus conhecimentos para além das disciplinas que estudamos nessas áreas ao longo do curso e, também, vivenciar um pouco da área que gostaria de seguir profissionalmente”, revela.
Em seu TCC, a estudante fez uma análise da produção de notícias com foco em ciência na Uesb FM e na TV Uesb. A partir disso, Natalie propôs um programa piloto de rádio, com formato de divulgação científica para dentro da Universidade. “Na minha escolha, levei em conta a proximidade, queria falar sobre uma pesquisa ou alguém ligado à Uesb, afinal, a ideia era propor um formato para divulgar a produção da Universidade”, detalhou.
O podcast abordou a pesquisa realizada pelo professor da Uesb, Pedro Rizzato, que ganhou o Prêmio Fotografia Ciência e Arte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com uma imagem produzida para sua pesquisa de pós-doutorado.
Cinema e as possibilidades de TCC – O curso de Cinema e Audiovisual da Uesb também prevê duas modalidades de TCC: os trabalhos de natureza monográfica e os trabalhos de natureza técnico-artística. Professor da disciplinas no curso, Eder Amaral explica que as monografias resultam de pesquisa orientada pelos mesmos princípios acadêmicos de outras áreas de conhecimento. “Já os trabalhos técnico-artísticos se subdividem em sete outras categorias: roteiro de longa metragem; filme média metragem (documentário, ficção ou filme-ensaio); filme de animação em curta metragem; programa para televisão em versão piloto; materiais audiovisuais para televisão, no formato narrativa seriada; materiais audiovisuais para internet, no formato narrativa seriada; games (projeto gráfico, narrativo, desenho de personagens etc.)”, cita.
Camila Maciel foi uma das alunas do curso que optou por realizar um trabalho de natureza técnico-artística. Ela fez um filme de animação em curta-metragem, intitulado “O piano”. “A escolha de um produto para a defesa do meu TCC se deu, principalmente, com o intuito de aprimorar os meus conhecimentos em algumas áreas específicas que me despertaram maior interesse ao longo da minha graduação. Além disso, houve também um interesse de sair da universidade com mais um produto que eu pudesse acrescentar ao meu portfólio”, justifica a estudante.
Camila revela que o maior desafio foi o tempo para a entrega do produto, que envolveu a pré-produção, a produção e a pós-produção do material. “Para a execução de todo o processo, foram necessários três semestre e não apenas um semestre como é previsto para a execução do TCC”, relata.
Na Uesb, as propostas de TCC estão presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), que podem ser consultados no Catálogo de Cursos da Universidade. A Uesb possui 47 cursos de graduação e alguns deles permitem que os alunos concluam suas graduações com propostas diferentes da tradicional monografia. Além de Cinema e Audiovisual e Jornalismo, os cursos de Administração, Dança, Psicologia e Teatro, por exemplo, abrem espaço para outras modalidades na hora de produzir o trabalho de conclusão da graduação.
Essa e outras notícias estão disponíveis no site do “Ciência na Uesb”