O Proler, do campus de Itapetinga, iniciou, neste mês de setembro, o projeto “Corrente da Leitura”, que tem como objetivo disseminar nas escolas e associações educativas a prática da leitura entre crianças e adolescentes, fora do espaço da Universidade. O primeiro lugar a receber a iniciativa foi a Associação Nossa Senhora das Dores, localizada no bairro Lunolândia, em Itapetinga.
A Associação, coordenada pela Igreja Católica, oferta aula de reforço escolar para crianças carentes entre 2 e 16 anos. A proposta da equipe do Proler foi de ir até as crianças ao invés de as crianças se deslocarem para o espaço universitário. “Estabelecemos uma parceria com a Associação para estarmos aqui, no local onde os estudantes vivem e, também, futuramente, apresentar para eles nosso espaço de leitura”, afirmou Helena Ribeiro, coordenadora do Proler em Itapetinga.
“Corrente de Leitura” – O projeto consiste na leitura e indicação para um amigo do livro lido. A professora da Associação, Francilina Ferraz, conta que essa parceria com a Uesb vai fortalecer os laços de leitura que eles já desenvolvem durante as aulas. “Temos uma biblioteca própria, com alguns exemplares, mas a presença da equipe do Proler incentiva a comunidade para adquirir o hábito da leitura”, ressaltou.
A segunda parte do projeto deve acontecer na estrutura do Proler de Itapetinga, localizada na Praça Primavera, com contação de histórias, mostra de filmes e acesso ao acervo de livros.