Por trás de todo trabalho acadêmico, existe uma série de metodologias. Antes mesmo de começar seu projeto, o pesquisador precisa se atentar aos formatos e exigências que precisará cumprir nos registros de sua jornada científica. Para entender tais metodologias e a ciência em si, é preciso desmistificar os conceitos e funções de cada área.
A pesquisa científica se constitui como a aplicação prática de um conjunto de métodos investigativos utilizados no desenvolvimento de um determinado estudo. Sendo assim, ela precisa estar aliada ao desenvolvimento social e humano, tendo como principal função encontrar meios para o ser humano dialogar, cada vez mais e melhor, com os fenômenos que o cercam, do ponto de vista das Ciências Naturais, Humanas e Sociais.
“Outra função importante é (re)afirmar teorias, (in)validar afirmações ou, ainda, confrontar formas de olhar para uma mesma realidade, encontrar outros meios para interpretar o fenômeno natural e produzido por homens e mulheres, muitas vezes a fim de superá-los… sempre positivamente (é o que esperamos). Procurar meios para melhoria da qualidade de vida planetária”, explica a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Talamira Taita Brito.
Tipos de pesquisa – As abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas se dividem em três tipos: quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa. Segundo a professora, cada uma dessas abordagens, apresenta uma espécie de “radiografia” do que se busca. Ela orienta que o pesquisador sempre se pergunte: qual o método que eu terei como referência para conduzir a forma de olhar e interpretar meus dados e construir meus resultados? Essa pergunta é necessária, porque o método significa o caminho escolhido do ponto de vista filosófico e material.
De acordo com Brito, o termo “metodologia da pesquisa”, apesar de comum, não é muito adequado, considerando que a palavra metodologia significa estudo do caminho (método = caminho / logia = estudo). O método nada mais é do que a forma como a realidade será percebida e interpretada. É fundamental que essa escolha seja feita sob o ponto de vista do pesquisador. As técnicas de pesquisa, por sua vez, devem ser entendidas como os meios para reunir os dados sobre o que se investiga.
Assim, é importante conhecer os métodos antes de realizar uma pesquisa, considerando que a pergunta-problema é construída através de indagações sobre as manifestações que se apresentam em nossa realidade. A professora exemplifica que se o pesquisador perceber a realidade como uma mera reprodução de leis, teorias e estruturas sociais estáticas, certamente terá uma visão conservadora. Por outro lado, se a entender como contradição materializada-histórica e economicamente situada, perceberá o seu constante movimento, ora de manutenção, ora de rupturas.
Como definir a metodologia – Em relação à escolha do método a ser utilizado, a professora lembra que a pergunta-problema da pesquisa anuncia um caminho possível para dialogar com ela. Por outro lado, o pesquisador precisa ter nutrido, em sua caminhada, a forma como concebe a realidade. “Uma vez entendendo isso, buscamos, dentro do método, uma forma de construir bases teóricas-metodológicas para construir os dados e interpretá-los”, direciona a professora Talamira Taita.
Acerca do caminho mais indicado para um aluno que deseja iniciar na pesquisa científica durante a graduação, vale ressaltar a importância de acompanhar as aulas de “Metodologia da Pesquisa Científica”, “Metodologia do Trabalho Acadêmico” e as disciplinas mais específicas ao curso, relacionadas à realização das pesquisas.
“Será necessário conhecer as áreas que se investiga nos próprios cursos. Será importante gostar de um tema, fazer a sua escolha e buscar um apoio junto aos colegiados de curso para encontrar um orientador teórico para seguir com você o restante do curso. Ler, de maneira interessada, trabalhos de pesquisa, livros e outros documentos relacionados ao tema escolhido”, finaliza a professora.