Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Sonhos, histórias e conexões que transformam vidas fazem parte da construção da Uesb, universidade de referência, que celebra 45 anos de contribuição no Sudoeste da Bahia. Construída por meio de múltiplas experiências, a Instituição inspira pessoas antes mesmo de entrá-la. No Vestibular, é possível encontrar histórias daqueles que trazem na memória conexões com a Uesb e buscam construir um legado de educação em nossos cursos.
Jenifer Martins é filha de uma pedagoga formada pela Uesb, sendo uma das primeiras pessoas na família a concluir o Ensino Superior e, isso, por si só, já foi uma grande inspiração para a candidata. Ela conta que, mesmo pequena, via sua mãe fazendo os trabalhos do curso e isso a aproximou da vida acadêmica.
“Eu gosto muito da Uesb, não só pela minha mãe, mas por já ter feito muitas dinâmicas nas escolas, pelos projetos que possuem aqui. Já visitei muitos laboratórios e bibliotecas também. As leituras que eram estimuladas nos projetos me fizeram ter um vocabulário bastante amplo”, conta a candidata.

Ter pessoas por perto que estimulam a leitura também fez parte da realidade da vestibulanda Isabela Cabral. Seus tios são alunos da Universidade e, por ter uma relação bem próxima com eles, o incentivo ao mundo dos livros se tornou cotidiano.
“Essa relação próxima que eles me fizeram ter com a leitura, inclusive me dando livros, me incentivou a estar no mundo acadêmico. Eu fiz Iniciação Científica no Ensino Médio, e isso também me faz ter conexão com a Uesb, por ter esse tipo de projeto”, pontua Isabela.

Desistir do sonho, jamais – De persistências também são feitos os caminhos de muitos estudantes. Entrar em um segundo curso superior na Uesb faz parte da realidade de muitos vestibulandos.
Marx Hierócles iniciou Filosofia e agora presta Vestibular para o curso de Psicologia. “Sempre que você participa dela, você percebe o quão grande é estar ali. Participar das aulas, do clima, receber o acolhimento das pessoas e, principalmente, perceber o quão capacitados são os professores… Isso faz a gente querer voltar para aquilo ali”, defende Marx.
Desde 2020, Rian Santos faz Ciências Contábeis na Uesb. Atualmente, pretende retornar à Instituição para cursar Direito. De acordo com ele, é uma oportunidade de recomeçar para ter mais conhecimento, mas, também, continuar sua trajetória na Universidade. “A Uesb foi, é e será minha casa. Eu sempre digo para meus amigos ‘você pode estudar na Uesb e viver na Uesb’. Eu escolhi viver”, finaliza o candidato.

Patrimônio educacional – Por estar conectada com a comunidade, seja por meio das pessoas que por aqui passam ou pelos projetos desenvolvidos, a Uesb é um patrimônio educacional na região. O reitor da Instituição, professor Luiz Otávio de Magalhães, mostra que esse lugar surge, muitas vezes, pela Uesb possuir um olhar atento a questões que ultrapassam a sala de aula ao atender demandas sociais.
“No período de Vestibular, recebemos milhares de pessoas nos três campi. A Uesb tem uma história de desenvolvimento muito forte e muito integrada na região Sudoeste. É uma Instituição de ensino, pesquisa e extensão articulada com o sistema de graduação e pós-graduação a nível nacional e internacional”, lembra o reitor.
Referência nacional, segundo o Ministério da Educação, é esse legado que constrói conhecimento há quatro décadas e meio e, sobretudo, escreve histórias que inspirou e seguirá inspirando novas gerações. É a Uesb, transformando, cada vez mais, a Bahia.