Aprender a ensinar. As licenciaturas têm como objetivo formar professores. Sendo assim, o estudante de licenciatura em Educação Física aprende, durante os quatro anos de graduação, a ensinar as melhores formas de se promover mais saúde por meio dos esportes e da atividade física.
Na Uesb, o curso de licenciatura em Educação Física está, desde o ano de 1996, formando profissionais que poderão atuar em sala de aula da Educação Básica e Técnica, Ensino de Jovens Adultos (EJA) ou, até mesmo, lecionando em centros de treinamentos de esportes variados, públicos ou privados. O curso habilita o estudante a se tornar um professor em diversas modalidades da educação, por meio de uma formação generalista, o que possibilita ao profissional lecionar os mais variados esportes.
João de Souza Leal Neto se graduou no curso da Uesb, no ano de 2013, e descreve a experiência como positiva. “Eu pude me engajar na pesquisa, conhecer os campos de atuação do profissional da área, além de dialogar com os outros cursos da Uesb”, relembra. Por meio de sua experiência com a pesquisa ao longo da graduação, Neto percebeu uma vocação para a produção acadêmica e, em 2015, concluiu o seu Mestrado na área, em Santa Catarina. “Tudo isso foi devido ao curso de Educação Física da Uesb. Onde chegamos, temos um respaldo, pois o curso é referência no Brasil”, explica Neto.
Atualmente, Neto atua como empreendedor na área, sendo treinador no seu próprio box de crossfit. Após a conclusão da licenciatura e com o conhecimento que adquiriu sobre a área, optou por, também, buscar o grau de bacharel, o que o possibilitou atuar como treinador. “Minha área é bastante ampla. O meu foco é em treinamento misto cruzado, cross training, além do treinamento de força. O foco principal da minha atuação é no emagrecimento de pessoas”, aponta.
Para Neto, empreender na área é um grande desafio, ainda que, no cenário pós-pandêmico, ele tenha percebido um aumento dos adeptos em atividades físicas. “As pessoas tomaram consciência da importância da atividade física. Então, a procura por academias, box de Cross e personais aumentou muito”, destaca.
A licenciatura prepara o estudante para lidar com as salas de aula e, além disso, a Uesb possibilita que por meio do Mestrado os horizontes desse profissional sejam ampliados. O professor Saulo Vasconcelos leciona no curso da Uesb e explica: “hoje, o curso oferece como diferencial oportunidades de diversas áreas de atuação. Além disso, há a possibilidade de o aluno, após concluir a sua graduação, dentro da própria instituição, fazer o seu Mestrado”.
A Uesb é a única instituição do Estado da Bahia que oferece o Mestrado Profissional em Educação Física. Além disso, a Instituição conta com o Mestrado Acadêmico, ofertado em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o que abre um novo leque de possibilidades para os graduados na área. “Dessa forma, o curso se destaca como um dos melhores cursos, se não, o melhor curso da Bahia”, conclui Vasconcelos.
A graduação funciona no campus de Jequié, no turno diurno, com entrada de novos alunos no primeiro período letivo do ano. Disponíveis para o uso dos estudantes ao longo da graduação, o campus dispõe de piscina olímpica, campo de futebol e academia para aulas de ginástica e musculação. Ao longo dos 26 anos de história, o curso já formou mais de 600 profissionais.
O perfil do educador físico – Sendo uma área multidisciplinar, o profissional precisa investir tempo e energia na formação, além de buscar uma formação paralela. “Envolve a participação em cursos e em Iniciação Científica. A educação continuada após a graduação com especialização, mestrado, doutorado, a atualização constante. E, principalmente, a dedicação nos estudos”, aconselha Vasconcelos.
“É preciso analisar a habilitação que se irá obter e onde gostaria de atuar. Se é alguém que gosta muito da área de treinamento, entra no curso de licenciatura com a possibilidade de, depois, complementar com o bacharel e ampliar sua área de atuação”, explica o professor. O candidato que busca ingressar na área precisa levar em consideração, antes de entrar no curso, o campo de atuação que busca e estar atento às oportunidades de conhecimento oferecidas na graduação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.