Você já parou para pensar o que é História e qual a função de um historiador? Segundo o inglês Peter Burke, a função desse profissional é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer. Sendo assim, um historiador se dedica a estudar, analisar e interpretar os acontecimentos do passado humano.
Formado em 2003, o professor Roberto de Oliveira, egresso do curso de História da Uesb, ressalta que História é a ciência que busca descrever e explicar os acontecimentos que marcam e norteiam a existência humana, que empresta sentido às práticas sociais, políticas, econômicas e culturais da humanidade, que fundamenta a humanidade no homem e na mulher. “De todos os animais, somos os únicos capazes de preservar a memória e dela fazer uso dentro dos mais variados contextos”, afirma.
Segundo Roberto, que ministra a disciplina de “História Moderna” no curso de História da Uesb, a profissão de professor é a que forma todas as outras profissões, é o vínculo das percepções de progresso social e humano. “Pode sofrer, como vem sofrendo, uma série de transformações, nem sempre desejáveis, mas que, enquanto instrumento de formação das forças produtivas e enquanto o trabalho for a base de organização da vida em sociedade, será sempre imprescindível”, avalia.
A rotina de um historiador é permeada por diversos tipos de documentos pertencentes a diferentes épocas, como fotografias, manuscritos, filmes, objetos, selos, certidões, impressos, gravações, entre outros. De acordo com a professora do curso de História da Uesb, Maria Aparecida de Sousa, formada no curso em 1992, o graduado em História pode atuar como professor da disciplina, caso o curso seja licenciatura, e, também, com alguns cursos complementares, trabalhar em arquivos, museus ou como responsável pelo patrimônio histórico.
Maria Aparecida, que atua na área de História do Brasil, ressalta que o sentimento de voltar à Uesb como professora é de reconhecimento pela dedicação aos estudos e esforço de muitos anos. “Tenho muito orgulho de ser professora de uma instituição pública e, de algum modo, dar um retorno para a sociedade que é quem sustenta e deve usufruir dos serviços que a Universidade precisa prestar para a comunidade, sempre preocupada com a qualidade do que é oferecido”, destaca.
O foco do curso de História na Uesb é na formação de professores de História para atuarem no Ensino Fundamental 2 e Médio e de pesquisadores que possam assumir direção de serviços de pesquisa histórica, fazer assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica. Por fim, a graduação ainda possibilita o assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.
Sobre o curso – Com início em 1984, a licenciatura em História na Uesb conta com mais de 1.100 alunos formados durante essa trajetória. O curso tem duração mínima de 8 semestres, com turmas no vespertino e no noturno, no campus de Vitória da Conquista. “O curso apresenta um grande potencial na formação de professores pesquisadores, tanto para a Educação Básica quanto para a Educação Superior”, afirma a professora Cleide de Lima, coordenadora da graduação.
Ainda segundo Cleide, a licenciatura tem se consolidado com um quadro de professores formado, principalmente, por doutores. Além disso, os estudantes têm acesso a bolsas de pesquisa, de extensão e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e à Residência Pedagógica (RP). Por meio dessas ações, os alunos têm contato com a docência e com a sala de aula de forma mais permanente e intensa durante a graduação, além da obrigatoriedade de realização do estágio supervisionado.
O curso oferta 43 vagas, anualmente, distribuídas em dois semestres. Além das disciplinas obrigatórias, a partir de agora, será possível aos estudantes escolherem entre projeto de pesquisa, monografia, artigo científico, documentários, material didático ou relatório técnico de organização de acervos históricos e patrimoniais para realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após a graduação, o egresso ainda tem a possibilidade de ampliar sua formação, com cursos de especialização, mestrado e doutorado, todos ofertados pela Uesb atualmente.