A maioria das pessoas busca por um sorriso perfeito, um dos responsáveis pelas primeiras impressões em nosso dia a dia. Para além da estética, os cuidados com a saúde bucal são essenciais para uma qualidade de vida e o profissional responsável por isso é aquele formado em Odontologia.
Cuidar disso e solucionar problemas relacionados à saúde da boca e dos ossos da face é a grande missão do dentista ou cirurgião-dentista. Segundo o Conselho Federal de Odontologia do Brasil, esse profissional pode se especializar em 19 áreas diferentes, como Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Dentística, Endodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Periodontia, Saúde Coletiva e da Família, e muito mais.
Além disso, é possível atuar em diversos locais de trabalho, desde consultório próprio, clínica odontológicas, hospitais da rede pública ou privada, unidades de atendimento, sala de aula de universidades e faculdades, centros de pesquisa e inovação. Com múltiplas possibilidades, o cirurgião-dentista vai lidar com diferentes tipos de pacientes e situações, em um universo amplo de possibilidades.
Cirurgiã-dentista formada pela Uesb, em 2020, Dábila Ferreira é uma dessas profissionais que vêm atuando no cuidado com a Saúde Bucal das pessoas. Após sua formação, ela retornou à sua cidade natal, em Jaguaquara, onde passou a atuar em consultórios odontológicos. “No geral, minha jornada profissional pós-formação na Uesb foi marcada por um esforço constante em ampliar meus horizontes odontológicos. Através da busca ativa por oportunidades, consegui acumular experiência”, conta.
Com essa vivência, Dábila deu um novo passo em sua carreira profissional e abriu sua própria clínica, um projeto idealizado junto com seu namorado, Tiago Meira, também egresso da Uesb. Com atuação, principalmente, nas áreas preventiva, restauradora, cirúrgica e endodôntica, Dábila acredita que sua formação universitária contribuiu muito para o trabalho que desempenha hoje. “A formação que obtive na Uesb desempenha um papel fundamental e enriquecedor na minha trajetória profissional. Minha experiência como egressa foi verdadeiramente completa e sensacional”, afirma.
Na Uesb, o curso de Odontologia é focado na formação de um profissional generalista, com habilidades e competências para promover saúde e resolver problemas buco-dentais, com ênfase na prevenção das doenças da cavidade oral. Para isso, conta com um corpo de professores especializados e uma estrutura capaz de proporcionar essa formação de qualidade. “Minha formação não apenas me deu um sólido conhecimento, mas também a confiança e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios da vida profissional de forma ética e competente”, declara Dábila.
Com sólida formação técnico-científica, humanística e ética, o profissional formado na Instituição será capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, promovendo a qualidade de assistência odontológica para a população. “Ele deverá ser consciente da realidade sociocultural e econômica do Brasil e, em especial, da região Sudoeste da Bahia, buscando a transformação desta realidade para benefício do indivíduo e da comunidade”, pontua o professor Cláudio de Santana, coordenador do curso.
O curso na Uesb – Criado em 2003, o bacharelado em Odontologia funciona no campus de Jequié e já formou 470 cirurgiões-dentistas que vêm atuando em diversos lugares do país. Com oferta de 46 vagas, divididas, igualmente, nos dois períodos letivos do ano, as aulas são ministradas no período diurno.
Na formação, o estudante terá disciplinas do Ciclo Básico, bem como conteúdo de quatro grandes áreas, que são “Diagnóstico Oral e Propedêutica”, “Clínicas Odontológicas”, “Odontologia em Saúde Coletiva” e “Clínica Odontológica Infantil e Odontologia Legal”. Além da aprovação em todas as disciplinas previstas e cumprimentos de atividades complementares, o estudante de Odontologia precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), supervisionado por um professor orientador.
Outro ponto importante é a prática. Na grade curricular, estão previstos estágios obrigatórios, que são realizados na Clínica Escola de Odontologia da própria Universidade. Localizada no Módulo de Odontologia, que fica fora do campus central, o espaço abriga cinco clínicas e realiza atendimento gratuito à população. “Temos suporte, também, das Unidades Básicas de Saúde e das Unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para realizarmos nossas atividades”, cita Cláudio.