Professor Mateus Teixeira, egresso do curso de Matemática da Uesb
“Durante minha jornada acadêmica, meu maior interesse era pesquisar sobre números e suas teorias”. A frase do professor Mateus Teixeira, egresso do curso de Matemática da Uesb, no campus de Vitória da Conquista, pode traduzir um pouco do que é a licenciatura em Matemática. A declaração também apresenta alguns dos conteúdos e conceitos que são abordados na graduação.
A trajetória de Mateus na Universidade aconteceu entre 2017 e 2021, se formando em 2022. Marcada pelo reconhecimento e importância de um ensino público de qualidade, ele se orgulha em ter concluído a graduação. “Atualmente, sou professor da rede privada, na Escola Sesi [Serviço Social da Indústria] de Vitória da Conquista, e sinto orgulho em dizer que detenho uma base sólida para minha práxis docente em qualquer nível, etapa e modalidade de ensino e que foi constituída durante minha jornada acadêmica na Uesb”, avalia.
Estudante da rede pública de ensino, o professor não tem medido esforços para exercer a profissão como servidor público e devolver, para sociedade, tudo que aprendeu como educador por meio da educação. “Acredito que agora é minha vez de estar a serviço dela para transformar a vida de outras pessoas. Isso está, cada vez mais, próximo de ser realizado, uma vez que me encontro aprovado em quatro concursos públicos docentes”, afirma.
O profissional formado poderá atuar no Ensino Básico e no Ensino Superior
Por existir um déficit de professores no mercado, a demanda por profissionais da área de Matemática é muito alta e muitos egressos do curso da Uesb acabam voltando para Instituição como docentes. É o caso do atual coordenador do curso, no campus de Conquista, o professor Adson Meira, que, no entanto, deixa claro que existem muitas opções de atuação. “O profissional formado poderá atuar no Ensino Básico e Superior, poderá continuar seus estudos em cursos de pós-graduação, poderá atuar na produção de materiais didáticos impressos, na produção de jogos educativos e conteúdos digitais, tais como videoaulas”, cita.
Para a coordenadora da licenciatura, no campus de Jequié, professora Márcia Graci de Oliveira Matos, o destaque do curso está na contribuição do processo de formação docente no município e na região, consolidando a trajetória de sucesso da graduação. “O egresso tem como função atuar na Educação Básica, assumindo o papel de agente de transformação, exercendo, de forma competente e crítica, uma liderança intelectual, social e política, cujos objetivos sejam norteados por princípios e valores morais, éticos e humanísticos”, declara.
Já são mais de 560 profissionais formados nos cursos de Matemática da Uesb
Matemática na Uesb – O estudante é capacitado nos aspectos conceituais, pedagógicos, metodológicos, filosóficos, políticos e sociais, podendo atuar na indústria, no comércio, no campo, em empresas de consultorias, além das salas de aula. A graduação também busca formar alunos aptos para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão dos conceitos matemáticos.
A graduação em licenciatura em Matemática na Uesb já formou mais de 560 professores. No campus de Conquista, o curso foi criado em 1998 e funciona com turmas no turno vespertino, mas passará a funcionar no turno diurno, concentrando a maioria das atividades ainda pela tarde. Anualmente, são ofertadas 43 vagas, com uma entrada no ano e duração total de oito semestres. A estrutura curricular prevê a realização de Estágio Supervisionado e Prática como Componente Curricular, nos sete laboratórios associados, diretamente, ao curso.
Já em Jequié, o curso foi implantado em 2000, com o nome de licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática. Com entrada anual no segundo período letivo, a graduação é ofertada no período noturno e disponibiliza 43 vagas anuais, com duração de nove semestres. Em 2023.2, foi retirada da nomenclatura a expressão “Enfoque em Informática” e novas disciplinas passaram a integrar a grade curricular. “A supressão não implicou na exclusão da oferta de componentes curriculares da área de Ciência da Computação, tampouco de dar continuidade à articulação entre a área de conhecimento da Informática e os demais componentes curriculares do curso”, esclarece Márcia.
Participação dos estudantes do curso na Feira do Vestibular
Nos dois cursos, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito obrigatório para a integralização da graduação. Os estudantes podem optar por uma monografia ou um artigo científico, orientado por um professor da Uesb, em uma pesquisa vinculada à Matemática ou à Educação Matemática.
De acordo com o coordenador Adson, a formação na Uesb se evidencia pelos professores que estão em constante atualização e focados no aperfeiçoamento dos futuros educadores. “O potencial do curso reside no fato de que este possui um corpo docente qualificado, que realiza atividades de pesquisa e extensão e que se dedica a formar professores capacitados e atualizados com respeito aos recursos didático-tecnológicos”, pontua.
Para o egresso Mateus Teixeira, o diferencial está na possibilidade de vivenciar os três pilares da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão. “Vivências que me colocaram em sala de aula como monitor, me proporcionaram experiências no Programa de Iniciação à Docência, oportunizaram participar do Festival Nacional de Vídeos, me concederam auxílios financeiros e materiais e que, somatizadas, me fizeram o educador que sou hoje”, afirma.
Conheça mais sobre os cursos de Matemática abaixo:
Licenciatura em Jequié e em Vitória da Conquista