“Durante minha jornada acadêmica, meu maior interesse era pesquisar sobre números e suas teorias”. A frase do professor Mateus Teixeira, egresso do curso de Matemática da Uesb, no campus de Vitória da Conquista, pode traduzir um pouco do que é a licenciatura em Matemática. A declaração também apresenta alguns dos conteúdos e conceitos que são abordados na graduação.
A trajetória de Mateus na Universidade aconteceu entre 2017 e 2021, se formando em 2022. Marcada pelo reconhecimento e importância de um ensino público de qualidade, ele se orgulha em ter concluído a graduação. “Atualmente, sou professor da rede privada, na Escola Sesi [Serviço Social da Indústria] de Vitória da Conquista, e sinto orgulho em dizer que detenho uma base sólida para minha práxis docente em qualquer nível, etapa e modalidade de ensino e que foi constituída durante minha jornada acadêmica na Uesb”, avalia.
Estudante da rede pública de ensino, o professor não tem medido esforços para exercer a profissão como servidor público e devolver, para sociedade, tudo que aprendeu como educador por meio da educação. “Acredito que agora é minha vez de estar a serviço dela para transformar a vida de outras pessoas. Isso está, cada vez mais, próximo de ser realizado, uma vez que me encontro aprovado em quatro concursos públicos docentes”, afirma.
Por existir um déficit de professores no mercado, a demanda por profissionais da área de Matemática é muito alta e muitos egressos do curso da Uesb acabam voltando para Instituição como docentes. É o caso do atual coordenador do curso, no campus de Conquista, o professor Adson Meira, que, no entanto, deixa claro que existem muitas opções de atuação. “O profissional formado poderá atuar no Ensino Básico e Superior, poderá continuar seus estudos em cursos de pós-graduação, poderá atuar na produção de materiais didáticos impressos, na produção de jogos educativos e conteúdos digitais, tais como videoaulas”, cita.
Para a coordenadora da licenciatura, no campus de Jequié, professora Márcia Graci de Oliveira Matos, o destaque do curso está na contribuição do processo de formação docente no município e na região, consolidando a trajetória de sucesso da graduação. “O egresso tem como função atuar na Educação Básica, assumindo o papel de agente de transformação, exercendo, de forma competente e crítica, uma liderança intelectual, social e política, cujos objetivos sejam norteados por princípios e valores morais, éticos e humanísticos”, declara.
Matemática na Uesb – O estudante é capacitado nos aspectos conceituais, pedagógicos, metodológicos, filosóficos, políticos e sociais, podendo atuar na indústria, no comércio, no campo, em empresas de consultorias, além das salas de aula. A graduação também busca formar alunos aptos para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão dos conceitos matemáticos.
A graduação em licenciatura em Matemática na Uesb já formou mais de 560 professores. No campus de Conquista, o curso foi criado em 1998 e funciona com turmas no turno vespertino, mas passará a funcionar no turno diurno, concentrando a maioria das atividades ainda pela tarde. Anualmente, são ofertadas 43 vagas, com uma entrada no ano e duração total de oito semestres. A estrutura curricular prevê a realização de Estágio Supervisionado e Prática como Componente Curricular, nos sete laboratórios associados, diretamente, ao curso.
Já em Jequié, o curso foi implantado em 2000, com o nome de licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática. Com entrada anual no segundo período letivo, a graduação é ofertada no período noturno e disponibiliza 43 vagas anuais, com duração de nove semestres. Em 2023.2, foi retirada da nomenclatura a expressão “Enfoque em Informática” e novas disciplinas passaram a integrar a grade curricular. “A supressão não implicou na exclusão da oferta de componentes curriculares da área de Ciência da Computação, tampouco de dar continuidade à articulação entre a área de conhecimento da Informática e os demais componentes curriculares do curso”, esclarece Márcia.
Nos dois cursos, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito obrigatório para a integralização da graduação. Os estudantes podem optar por uma monografia ou um artigo científico, orientado por um professor da Uesb, em uma pesquisa vinculada à Matemática ou à Educação Matemática.
De acordo com o coordenador Adson, a formação na Uesb se evidencia pelos professores que estão em constante atualização e focados no aperfeiçoamento dos futuros educadores. “O potencial do curso reside no fato de que este possui um corpo docente qualificado, que realiza atividades de pesquisa e extensão e que se dedica a formar professores capacitados e atualizados com respeito aos recursos didático-tecnológicos”, pontua.
Para o egresso Mateus Teixeira, o diferencial está na possibilidade de vivenciar os três pilares da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão. “Vivências que me colocaram em sala de aula como monitor, me proporcionaram experiências no Programa de Iniciação à Docência, oportunizaram participar do Festival Nacional de Vídeos, me concederam auxílios financeiros e materiais e que, somatizadas, me fizeram o educador que sou hoje”, afirma.
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Licenciatura em Jequié e em Vitória da Conquista