Seja no racionamento ou na produção de medicamentos, o farmacêutico atua assegurando a qualidade de vida e contribuindo para o bem-estar da sociedade. Essa profissão milenar atua, diretamente, com a população e é uma das mais procuradas na área da Saúde.
O curso de Farmácia proporciona o conhecimento nos mais variados segmentos de fármacos, cosméticos, medicamentos, reagentes químicos, alimentos e, até mesmo, análises clínicas. Os estudantes são ensinados a serem profissionais informados e responsáveis que podem trabalhar em farmácias, hospitais e consultórios para tratar e prevenir doenças. Além disso, são capacitados para saber a melhor maneira de administrar os medicamentos, monitorar seus efeitos colaterais e trabalhar junto a outros profissionais de saúde.
Grande parte dos egressos do curso de bacharelado em Farmácia da Uesb estão trabalhando em diversos setores da profissão, como gestão e assistência na saúde pública e privada, farmácia hospitalar, drogarias e farmácias magistrais, laboratório de análises clínicas e toxicológicas, controle de qualidade de indústrias, farmácia estética, entre outros.
Joan Cruz é bacharel, desde 2016, no curso de Farmácia da Uesb. Logo após sua conclusão, ele foi aprovado no Programa de Residência Multiprofissional da Saúde em Atenção Hospitalar à Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com essa especialização, ele teve a oportunidade de conhecer mais a fundo a área da Farmácia Clínica.
Atualmente, Joan é farmacêutico em uma das principais redes de varejo farmacêutico do Brasil. “Eu realizo vários serviços farmacêuticos realizados dentro do nosso consultório farmacêutico. Também atuo no balcão realizando a dispensação farmacêutica e na logística operacional tais como controle de estoque, balanço de controlados que precisa ser enviado toda semana pra vigilância sanitária”, afirma.
Joan também destacou que o curso da Uesb proporciona um diferencial no processo formativo do futuro profissional. “Fazer o curso de Farmácia da Uesb é uma ótima escolha. A Universidade oferece vários projetos de pesquisas e de extensão, cursos, monitorias e programas de pós-graduação que, com certeza, são um diferencial na formação de qualquer estudante, são oportunidades de atuação que não se encontram em qualquer faculdade”, evidencia.
Evolução no campo farmacêutico – Neste ano, o curso de Farmácia completa 15 anos. Para a professora Gisele Lemos, coordenadora do curso na Uesb, a inserção de diversos alunos formados na Instituição tem proporcionado um aumento da oferta de profissionais qualificados para atuação em cuidados farmacêuticos.
Esses farmacêuticos vêm atuando em diversas regiões do Brasil, em hospitais, assistência farmacêutica na atenção básica, assistência farmacêutica no componente especializado e estratégico, análises clínicas, perícia criminal, análise de alimentos, avaliação de tecnologias em saúde e formação docente, entre outros. “Ao longo dos anos, vários ex-alunos têm alçado grandes voos na área que escolheram atuar, o que demonstra a competência e seriedade do curso”, pontua.
O curso na Uesb – Criado em 2007, o bacharelado em Farmácia funciona no campus de Jequié, no período diurno, e já formou mais de 200 profissionais na área. O curso busca capacitar o estudante para responder aos desafios da sociedade bem como às necessidades emergentes das novas áreas de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são disponibilizadas, anualmente, 43 vagas sendo 20 dessas vagas distribuídas por meio do Vestibular Uesb e Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 3 por meio de cotas.
Dentre os diferenciais do curso, estão a possibilidade de realizar atendimentos à população na área de Cuidado Farmacêutico por meio da Farmácia Escola da Uesb, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município; o contato com os profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, que despertam o interesse pelo trabalho interdisciplinar; e a possibilidade de ter contato com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores em diversas áreas, permitindo um amplo acesso a variados tipos de conhecimentos na área.
Além disso, os alunos podem participar de diferentes projetos de pesquisa e de extensão, monitorias, Iniciação Científica e Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), assim como estágios não obrigatórios e obrigatórios em parcerias com as diferentes empresas e instituições de saúde conveniadas com a Universidade.
No fim da graduação, o estudante precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que abre espaço para diferentes produtos, onde criatividade, habilidades e vocação empreendedora podem ser exercitadas neste processo. É possível, por exemplo, produzir um artigo científico; um capítulo de livro publicado com Internacional Standard Serial Number (ISSN); um registro de patente de produto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi); um projeto de empreendedorismo no formato de plano de negócio, utilizando metodologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e um produto inovador, com apresentação de protótipo, modelo de negócio tipo Canvas, utilizando, também, a metodologia do Sebrae.
Gisele ressalta que, em outubro de 2022, foi aprovado o novo Projeto Pedagógico do Curso, com uma nova matriz curricular, seguindo as novas diretrizes curriculares de Farmácia. “A nova matriz curricular aproxima o estudante do cuidado farmacêutico ao paciente, família e comunidade, no qual o estudante tem a oportunidade de iniciar os estágios e contato com as disciplinas de Ciências Farmacêuticas em semestres mais iniciais”, explica.