Já imaginou um mundo distópico onde não existisse xampu, medicamentos, tinta, telefone ou computador? Sem a Química, a vida seria dessa forma: sem cor, dolorida e tediosa. A Química desempenha um papel significativo ao contribuir para a descoberta de soluções para uma variedade de desafios, desde questões de saúde até avanços tecnológicos e preocupações ambientais. A formação de químicos é crucial para atender demandas em termos de desenvolvimento industrial, pesquisa, educação, saúde e meio ambiente, por exemplo.
Nesse sentido, o profissional formado em Química pode atuar em diversas áreas, como na de alimentos, ao contribuir para a melhoria da produção de alimentos, otimizando o uso de fertilizantes, pesticidas e outras substâncias; na saúde, ao desempenhar atividades em laboratórios de análises clínicas, assim como no diagnóstico preciso e no tratamento eficaz de doenças; na educação, por meio do exercício da docência ao ensinar a disciplina nas escolas, preparando futuras gerações de alunos para entenderem a importância da Química em suas vidas; na pesquisa e no desenvolvimento, ao contribuir para a criação de novos produtos, métodos e tecnologias e na indústria, garantindo processos de produção seguros, eficientes e de alta qualidade.
Helder Barbosa concluiu a graduação em Química com atribuições tecnológicas, curso ofertado no campus de Itapetinga, em 2022. Durante o período da graduação, precisou conciliar os estudos com o trabalho em uma grande empresa do ramo calçadista, que atua na cidade. Ao concluir a graduação, imaginava que não teria mais motivos para permanecer na empresa, já que trabalhava no almoxarifado e almejava exercer sua área de formação. “Na semana que havia decido sair, a empresa disponibilizou uma vaga no setor de Laboratório. Dei-me mais uma chance ali e me inscrevi na seleção. Foram mais de 100 pessoas inscritas. Concorri, passei em primeiro lugar e, hoje, atuo no laboratório da empresa”, conta Helder.
De acordo com ele, o conhecimento teórico e técnico apreendido no curso aliado à experiência adquirida ao longo de 15 anos trabalhando na empresa foi um diferencial para desempenhar a sua função atual, onde se sente realizado. “A Química é incrível! A cada aula, ficava mais claro que era ali que eu deveria apostar. Sempre achei admirável ser um profissional do laboratório, alguém que trabalhe com ciências e inovação. Apesar da formação em Química te proporcionar um mercado vasto, é no laboratório que um químico se sente em casa e é, a partir de lá, que ele pode impactar a sociedade, aplicando conhecimento. Ter professores e professoras de alto nível, sem dúvidas foi determinante para me impulsionar nos estudos”, avalia Helder.
Os cursos da Uesb – A formação em Química na Uesb é ofertada tanto na modalidade de licenciatura como de bacharelado, com a disponibilização de vagas semestralmente em quatro cursos. As graduações funcionam em Itapetinga e Jequié, com aulas nos períodos diurno e noturno.
Tudo começou em Jequié, com a implantação da licenciatura, em 1999. Em 2004, foi introduzido, no campus, o bacharelado. Já em Itapetinga, o curso foi implantado em 2004, na modalidade de licenciatura, e, em 2008, foi criado o bacharelado em Química com atribuições tecnológicas. Atualmente, já são mais de 580 químicos formados pela Universidade.
Os cursos de Química na Uesb se destacam por oferecer uma formação sólida e abrangente em diversas áreas químicas. Os alunos têm acesso a laboratórios bem equipados e salas de aula modernas, o que possibilita uma aprendizagem prática e interativa. Projetos de pesquisa e de extensão na área vem sendo realizados, de forma ativo, com o envolvimento dos estudantes, sob orientação de professores experientes.
“Por meio de projetos de extensão, os cursos de Química buscam se envolver com a comunidade, aplicando o conhecimento químico em questões práticas e relevantes para a sociedade. Isso fortalece a formação dos alunos e contribui de maneira positiva para o desenvolvimento da região e do país”, destaca a professora Sulene Araújo, coordenadora dos cursos de Química no campus de Jequié.
Além disso, os cursos de Química da Uesb proporcionam aos discentes oportunidades de desenvolverem atividade de Iniciação Científica, na modalidade de bolsista e voluntário, bem como incentiva os alunos a participarem de eventos relacionados à área. A licenciatura dispõe, especificamente, do Programa de Residência Pedagógica (RP), que tem como um dos objetivos principais a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores.
Conheça mais sobre os cursos de Química abaixo:
Bacharelado em Itapetinga e em Jequié
Licenciatura em Itapetinga e em Jequié