Em sua 17ª edição, a Semana de Economia da Uesb tem como foco os 20 anos de atuação do curso na região Sudoeste da Bahia e sua contribuição para o desenvolvimento regional. O evento, que está sendo realizado no campus de Vitória da Conquista até a próxima sexta, 5, teve início com a palestra “Desenvolvimento regional no Brasil – conjunturas, políticas, estratégias e perspectivas”.
Conduzida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fábio Oliveira, a atividade foi realizada nessa segunda, 1º, e abordou a dinâmica econômica mundial, estabelecendo o vínculo com a realidade regional. “A ideia é mostrar como existem potencialidades determinantes da dinâmica no espaço que se diferenciam em relação ao que acontece no mundo, então, para isso, é preciso considerar a estruturação econômica e social existente nos espaços e entender como isso repercute de maneira diferenciada a depender dos estímulos e desestímulos”, explicou o docente.
20 anos do curso de Economia da Uesb – Inseridas em perspectivas como essa, as discussões promovidas pela Semana há 17 anos expressam a ação do curso de Ciências Econômicas no interior do estado. “Nós temos um problema grave no Brasil e na Bahia, que é a concentração das atividades científicas nas capitais. O curso de Economia vem contribuindo com a produção do conhecimento tanto teórico como prático acerca das problemáticas econômicas da região, contribuindo, assim, para melhores negócios, pessoas mais capacitadas trabalhando no comércio, na indústria, na agricultura, aumentando a capacidade de crescimento e desenvolvimento econômico da região”, destacou o coordenador do evento, professor Josias Alves.
Nesse sentido, a 17ª Semana traz como tema “20 anos do curso de Ciências Econômicas da Uesb: um olhar sobre a conjuntura do Sudoeste baiano”. Com profissionais formados na Uesb espalhados por todo país, o “curso forma uma massa crítica que consegue intervir na realidade tanto da Bahia quanto do Brasil, inclusive ganhando vários prêmios, como melhores monografias do estado. Então, é um momento de comemoração e de orgulho, e o desafio agora é implementar uma nova reforma curricular para poder também atualizar o conhecimento na área de Economia”, comentou o coordenador do Colegiado de Economia, professor Vinicius Correia.
3º Encontro de egressos – Durante a programação da Semana, o encontro de egressos acontece pela terceira vez. A proposta surgiu da necessidade de integração dos graduandos com quem já passou pela Universidade e vivenciou experiências semelhantes. “Muitas das vezes, a gente não conhece bem o que vai fazer e eles já passaram pelas mesmas aflições e medos. Essa interação é justamente para trazer isso pra gente aqui, principalmente para o pessoal que está chegando agora, que conhece pouco a Universidade”, contou a discente Vilma Santos da Silva, que participa da organização do Encontro.
De acordo com a aluna, o projeto vai além de momentos pontuais, buscando manter o contato constante e a realização de outras atividades. Outra preocupação é a de apresentar possibilidades de atuação para o corpo estudantil. A edição anterior do Encontro de egressos foi voltada para o mercado de trabalho e, neste ano, a atividade contará com a participação de economistas que seguem a carreira acadêmica.