Acadêmicos do curso de Enfermagem, do campus de Jequié, realizaram, no Auditório Waly Salomão, a 3ª Cerimônia do Jaleco. O evento, que aconteceu em 6 de setembro, buscou acolher os novos discentes do curso, realizando o ritual de entrega do jaleco para eles, representando o início dos estudos.
Na abertura do evento, o professor Jair Magalhães, vinculado ao Departamento de Saúde 2, fez um breve relato sobre a importância do momento e do curso de Enfermagem para esses novos jovens que estão ingressando na Universidade. “É um momento importante, principalmente porque nós estamos num primeiro instante trazendo eles para mais próximo do próprio corpo docente da Universidade. O Colegiado está dando todo o suporte no que diz respeito às orientações e nesse instante é um momento diferente em que eles estão sendo acolhidos pela Instituição, rompendo um pouquinho com essa questão dos trotes tradicionais que estávamos acostumados a ver”, argumentou o docente.
Professor Jair Magalhães com os novos alunos
A nova estudante do curso, Raquel Souza de Almeida, aprovou a iniciativa. “Eu enxergo isso como uma mudança na postura dos universitários, da mentalidade, da postura ética. Eu achei assim bastante interessante, diferente do que eu esperava que fosse, tanto eu quanto os meus colegas. Nós ficamos bastante felizes pela forma que fomos recebidos, por toda Semana de Integração. Realmente nos sentimos acolhidos por essa cerimônia”, afirmou a estudante.
Gesival Andrade, do oitavo semestre do curso de Enfermagem e um dos coordenadores da Cerimônia do Jaleco, ficou satisfeito com o resultado obtido. “Já é a terceira Cerimônia do Jaleco e nossa intenção mesmo é tornar como tradição do curso de Enfermagem. A cerimônia tem toda uma representatividade e os estudantes vão se tornar mais pertencentes ao curso a partir dessa cerimônia” comentou.