Foi realizada, no campus de Jequié, de 8 a 10 de outubro, a 8ª Semana de Letras, evento promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL). As atividades discutiram temas relacionados à área de Letras e afins e tiveram como público-alvo discentes do curso de Letras e a comunidade em geral, numa programação que contou com palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações culturais, dentre outras atividades.
Para a estudante de Letras, Evelyn Santos Oliveira, a Semana é fundamental para sua formação. “Essa Semana de Letras é muito importante para a gente pensar a língua como um instrumento realmente de comunicação, porque a gente fala em língua e não frisa tanto na importância que ela tem. Essa Semana vem justamente com esse propósito, de trazer a relevância da língua, da nossa língua e, inclusive, trazer a pauta da Libras que é uma coisa muito importante e invisibilizada por muitas pessoas”, declarou Oliveira.
O contato com outros olhares foi destacado por Maeli da Silva Balbino, também estudante do curso. “Essa Semana de Letras é muito importante para quem vai ser professor porque estamos em contato com outras culturas, outros olhares sobre a sociedade e, também, é uma forma de a gente estar mais perto da realidade do outro”, disse Balbino.
A coordenadora do evento, professora Cristiane Caetité, falou sobre o êxito da Semana de Letras. “Foi importante a gente envolver a comunidade acadêmica, os alunos do curso de Letras e, também, de outros cursos nesta Semana. Desde a abertura, realmente, contamos com um número expressivo de pessoas. Foi muito interessante. A gente ficou muito feliz com essa presença e esse envolvimento”, comemorou..