Na última quinta, 29, foi realizado o 2º Seminário de Arte e Filosofia, no campus de Jequié. Discentes, docentes e palestrantes convidados prestigiaram e assistiram a palestras, relatos de projetos de pesquisa, exposições orais sobre literatura, teatro, dança e intervenções artísticas.
Coordenado pela professora Zamara Araujo, do Departamento de Ciência Humanas e Letras (DCHL), o evento contou com docentes de outras instituições de ensino para falar sobre linhas de pensamentos de ícones da Arte e da Filosofia, como Fernando Pessoa, Dostroiévski, Barkhtin, Deleuze e Niezsche.
As reflexões giraram em torno da semiótica, da filosofia, da relação cidade/existência humana e das noções de eterno retorno e de arte menor. Iara Albuquerque, também professora do DCHL da Universidade, discorreu sobre “Moveres em dança: corpo, texto e cenografia”. Já o professor Leonardo Oliveira falou a respeito de Nietzche e o eterno retorno, numa perspectiva crítica.
A professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Dina Maria Rosário, fez uma explanação do projeto de criação coletiva “Itaberanear: por uma arte menor”. Sobre a temática, Rosário disse que é essa arte que incomoda, que faz pensar e faz rever o caminho que se percorre na Universidade. “As utopias se reconhecem na diferença. Dessa diferença que se constitui uma comunidade da própria Universidade com discentes, artistas profissionais da região, simpatizantes do movimento da comunidade e docentes”, explicou.
João Vitor Barboza, monitor do evento e discente de Letras, disse que, embora esteja evolvido com as inscrições dos participantes, percebeu o nível e abordagem dos palestrantes. “As discussões estão bem interessantes, inclusive sobre os vários teóricos que eu não tinha conhecimento”, afirmou Barboza. A criticidade levantadas pelo debate também foi pontuada por participantes, como Cleiton Soares, aluno de Pedagogia. “Muito interessante, principalmente quando falaram sobre a filosofia de Nietzsche”, elogiou.
O objetivo do Seminário foi criar um espaço de reflexões e diálogos entre a Filosofia e Arte contemporânea.