Com o objetivo de refletir os rumos do Ensino Superior no Brasil, foi realizada nesta terça, 22, a palestra “Memórias acerca da mercantilização do ensino superior (1995-2010): notasmetodológicas”. A atividade foi ministrada pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade, Fábio Mansano de Melo, que compartilhou informações centrais a respeito da temática.
A discussão trazida por Melo é fruto de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida há alguns anos e que tem, como eixo central, a compreensão das memórias da mercantilização do Ensino Superior no período de 1995 a 2010 no Brasil, contexto político marcado pelos dois governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com o pesquisador, a relevância de se discutir esse momento está marcada pela Reforma do Estado, momento que impulsionou o novo modelo das organizações sociais. Além disso, existe o marco da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, que trata também da criação das universidades privadas.
Para extrair os dados necessários em sua pesquisa, o discente utilizou para a análise o documento do Banco Mundial sobre o Ensino Superior nos chamados países em desenvolvimento. “Alguns resultados parciais demonstram que, enquanto essas políticas pública clamavam pela perspectiva da eficiência e da democratização do Ensino Superior, o que nós temos visto na prática é um acirramento da precarização do trabalho docente e, por outro lado, uma falsa democratização discutindo a questão até da qualidade do Ensino Superior”, avaliou Melo.
Para a professora Ana Elizabete Alves, é essencial a comunidade acadêmica e quem está no mercado de trabalho participar de discussões como essa. “É importante conhecer e compreender o que está por trás, pois esclarece de onde vem tanta transformação que impacta a comunidade, o mercado de trabalho, a vida do professor”, defendeu.