Com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência durante a vivência acadêmica, a Pró-Reitoria de Administração (Proad), em parceria com a Assessoria de Obras e as Prefeituras de Campus, tem realizado diversas reformas nos três campi da Uesb. Depois da entrega de melhorias em Itapetinga e Vitória da Conquista, agora é a vez de Jequié. Para receber os alunos, professores e visitantes, diversas modificações foram realizadas no intuito de tornar o campus ainda mais agradável durante as atividades pós-pandemia.
Desde 2019, a Proad tem realizado reformas de restaurantes, auditórios, salas de videoconferência, banheiros etc. No campus de Jequié, o Auditório Waly Salomão passou por uma modernização para que o ambiente possa contar com recursos de som e iluminação projetados para cerimônias e eventos acadêmicos. Também foram realizadas adequações dos banheiros do campus, buscando atender às necessidades de pessoas com deficiência; reforma da sala de videoconferência, com equipamentos tecnológicos que suportam eventos on-line; instalação de piso flutuante na sala de dança; e a revitalização da piscina e da guarita.
Devido ao atual cenário de crise sanitária, as atividades presencias foram suspensas, mas nem por isso as obras de melhoria do espaço acadêmico foram interrompidas. Segundo Márcio Neri, prefeito de campus de Jequié, o ano de 2020 foi desafiador. “De um lado, tínhamos inúmeras ações pendentes e em andamento, e, do outro, uma pandemia que nos ceifava recursos, contratos e disponibilidade de funcionários. Ainda assim, conseguimos avançar em muitas áreas e setores no decorrer do tempo”, afirmou.
Foram feitas adaptações em 57 setores, sendo que 13 deles tiveram uma reforma completa, como o Departamento de Ciências e Tecnologia, o Departamento de Ciências Humanas e Letras, a Assessoria de Graduação e a Coordenação de Recursos Humanos.
Mais avanços – O investimento para as reformas do campus custou mais de um milhão e meio de reais. As obras ainda não acabaram. Já foi iniciada a demarcação do espaço para construção do campo de futebol, voltado para as práticas do curso de Educação Física, e a retomada da construção do Módulo de Saúde, responsável por abrigar os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem durante consultas especializadas ao público externo. “Temos feito um esforço muito grande para requalificar toda a estrutura do campus de Jequié. Vários equipamentos nossos precisavam de reformas amplas e complexas, mas já estamos imprimindo esse ritmo de melhoria”, afirmou o vice-reitor, professor Marcos Henrique Fernandes.