O cenário não estava favorável. A pandemia surpreendeu a todos e os desafios se apresentaram, em todas as esferas, incluindo a da Administração e gestão universitária. Contudo, a Uesb manteve em seu planejamento as ações de manutenção, conservação e obras, no sentido de proporcionar melhores condições de estudo, trabalho e convívio social na Instituição.
Assim, a Pró-Reitoria de Administração realizou um conjunto de obras e reformas, cuja entrega está sendo feita à comunidade acadêmica. Depois de Itapetinga, agora é a vez do campus de Vitória da Conquista receber as melhorias aguardadas. Outras instalações do campus já foram revitalizadas, como os auditórios do módulo Antonio Luis Santos (Luisão) e o Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP).
“Uma garantia de bem-estar para toda a comunidade universitária, uma vez que foram demandas dos nossos estudantes, pesquisadores e servidores. As ampliações dos espaços da Residência Universitária e da Creche são exemplos dessa melhoria de conforto e bem-estar,” ressalta o pró-reitor de Administração, professor Elinaldo Leal. Além desses espaços, foram ampliados a Estação Meteorológica e o Restaurante Executivo, e reformas foram feitas em sanitários, na sala de videoconferência e no Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas).
Segundo o gestor, num contexto pandêmico, os desafios para realizar e concluir obras são diversos, tanto nos âmbitos interno quanto externo: desde a falta de abastecimento dos insumos de construção civil, o isolamento social, as medidas de contenção de gastos públicos do Governo, à reestruturação na organização do trabalho para atender os protocolos de biossegurança, entre outros.
As obras foram viabilizadas com a atuação de equipes da Prefeitura de Campus (PCU) e Assessoria de Obras e Projetos. De acordo com o Prefeito de Campus, Manoel Tavares, a PCU trabalhou de forma efetiva na execução dos projetos, “seguindo como base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que traz em suas diretrizes os princípios de identidade visual, ergonomia, sustentabilidade, mobilidade, otimização e compartilhamento dos espaços acadêmicos e administrativos”, lembra Tavares.
Segundo a Proad, uma série de outras obras estão em fase de conclusão também no campus de Jequié. Clique aqui e acesse mais detalhes das reformas.