Em consonância com as medidas adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir a disseminação do Covid-19, a Uesb vem adotando uma série de ações que contribuem para a proteção da população e para a segurança da saúde pública. O reitor da Universidade, professor Luiz Otávio de Magalhães, reforça, em vídeo, as principais medidas que a Instituição vem tomando para colaborar com a sociedade.
De acordo o reitor, a Uesb tomou as primeiras medidas preventivas após o início da expansão da doença no Estado da Bahia, evitando, inicialmente, a aglomeração e deslocamento com a suspensão de algumas atividades. Posteriormente, por meio da Resolução 03/2020, a Universidade suspendeu as atividades presenciais de ensino de graduação, de pós-graduação e extensão, por um período de 30 dias. Além disso, o documento destaca outras medidas adotadas pela Universidade durante esse período de isolamento social, necessário para conter o avanço da doença.
Diante desse cenário, o professor Luiz Otávio de Magalhães ressalta que é importante entender quais serão os custos do afastamento social, tanto para a Universidade, pois necessita do seu corpo docente, discente e servidores técnicos para funcionar, quanto para a sociedade em geral. Segundo ele, “a crise que afeta nossa Universidade exigirá de nós, no futuro, a retomada de nossa capacidade de construir e defender projetos na sociedade que sejam pautados na proteção dos direitos sociais de trabalhadores e trabalhadoras”.