Desde 2005, a Uesb atua na política de permanência estudantil por meio da prestação de serviços alimentares. O Restaurante Universitário (RU) ganhou espaço nos três campi possibilitando a oferta também para estudantes assistidos pelo Programa de Assistência Estudantil (Prae) e, agora, está passando por um processo de reestruturação para que garanta uma melhor qualidade nutricional a toda a comunidade acadêmica. No próximo dia 14 de agosto, quando inicia o novo semestre letivo, os três restaurantes já estarão em funcionamento.
Conforme a pró-reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), Adriana Amorim, o RU representa um equipamento social que vai além do processo de alimentar, é um espaço de encontro, um percurso universitário, com um público diverso de estudantes da graduação, pós-graduação, professores, técnicos e visitantes. “Do ponto de vista social, é um equipamento riquíssimo, pois, quando se fala em permanência, a gente tende a especificar em bolsas ou que o restaurante dê a comida e resolveu, mas a questão é ‘Em que ambiente eu estou? Como sou tratado nele? Sou acolhido nesse lugar?’. Por isso, ele se torna um dos mais importantes equipamentos da nossa permanência”, explica Adriana.
A pró-reitora ainda destaca que essa proposta do restaurante foi desenhada após diversas reuniões junto ao movimento estudantil da Universidade. “Esse novo modelo nos mostra que merecemos coisa boa, independente do lugar social que estamos. Decidimos que devemos garantir qualidade, em primeiro lugar, e queremos realmente fazer a diferença nesse sentido, além da qualidade nutricional, a emocional, de vínculo social”, destaca Amorim. No novo modelo, também haverá lançamento de editais para apresentações artísticas nos espaços.
Principais mudanças – Após avaliações e discussões, a partir de agora, o usuário deverá respeitar uma fila única nos três campi. Além disso, todos irão adquirir o almoço por peso no quilo, não sendo mais utilizado o bandejão. Já no café da manhã e jantar, os itens serão cobrados por unidade.
Para os estudantes de graduação, a Universidade irá garantir subsídios especiais, em diferentes modalidades de desconto. Os habilitados ao Prae pagarão o valor de R$ 2,00 no almoço. Já no café da manhã e jantar, o estudante terá direito, por esse mesmo valor, a seis itens, sendo duas opções líquidas, pão, raiz ou preparação de farináceo (conforme o que for oferecido no dia), opção proteica e fruta. Cada aluno habilitado tem direito, por dia, a duas refeições (café e almoço ou café e jantar ou almoço e jantar) por esses valores. Inicialmente, os habilitados terão seus nomes em uma lista no próprio RU, mas, em breve, a Proapa realizará o cadastro biométrico desse público.
Já todos os demais estudantes matriculados nos cursos de graduação irão contar com um desconto de 50% tanto no almoço quanto em até seis itens no café da manhã e jantar (duas opções líquidas, pão, raiz ou preparação de farináceo – conforme o que for oferecido no dia – opção proteica e fruta). O benefício integra a “Ação de Apoio Alimentar”, e os interessados devem realizar o cadastro até o dia 1º de setembro, via formulário on-line. Nessa modalidade, o aluno também terá direito a até duas refeições diárias com esse desconto.
O reitor da Universidade, professor Luís Otávio de Magalhães, pontua que a reabertura do RU visa atender, com qualidade, a toda comunidade acadêmica e externa, sem perder o compromisso com o habilitado ao Prae. “A Uesb vai manter o compromisso com aqueles em situação de vulnerabilidade econômica, mantendo a mesma qualidade. Dos instrumentos de permanência, o RU é, talvez, o que atinge mais pessoas e é um serviço diário a ser oferecido.”, explicou.
O horário de funcionamento do RU nos três campi e os valores que serão cobrados podem ser consultados aqui. Mais informações, acesse a Circular 01/2023 ou entre em contato com a Proapa, pelo e-mail proapa@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8699.